Pode correr durante a gravidez? Saiba o que dizem os especialistas!

A gravidez não diminuiu seu ímpeto de corredora? Então confira os cuidados recomendados por Adriana Piacsek, da assessoria esportiva Treinamento para Mulheres

Pode correr durante a gravidez? Saiba o que dizem os especialistas!
Foto: freepik

Você corre toda semana e está se preparando para disputar aquela prova que tanto sonhou quando descobre que está grávida. Provavelmente o primeiro pensamento que vem à cabeça é se pode correr durante a gravidez ou se você precisa parar por um tempo para não afetar o desenvolvimento do bebê.

Pode correr durante a gravidez?

A mulher pode correr durante a gravidez, desde que tenha uma gestação normal, seja praticante da modalidade há certo tempo e, principalmente, seja liberada pelo médico, pois só ele conhece o histórico da sua paciente”, avalia Adriana Piacsek, treinadora da assessoria esportiva Treinamento para Mulheres.

Mãe de dois filhos, Adriana seguiu com os treinos de corrida durante as duas gestações, mas de forma moderada. Afinal, mesmo que você continue dando as suas passadas, é preciso tomar certos cuidados, conforme conta a especialista.  “O ritmo da corrida deve ser confortável, como um trote, o pulso não deve ultrapassar os 140 batimentos, e você deve correr em terrenos mais planos e sem dificuldades, como subidas e terrenos erodidos e com galhos. Pois a frouxidão ligamentar decorrente da gestação faz com que os entorses sejam mais comuns nas gestantes”.

Mas se você optar por continuar se exercitando, prepare-se: certamente sentirá algumas mudanças durante a corrida. “O aumento de peso gradativo sobrecarrega um pouco joelhos, quadris e tornozelos. Além disso, o centro de gravidade fica alterado, projetando a barriga para frente e, consequentemente, sobrecarregando a lombar”, conta Adriana. Porém, como o ganho de peso deve ser gradual, o corpo se adapta facilmente a essas alterações. Fazendo com que a sensação durante a corrida e pós-treinos seja satisfatória para a mãe e para o bebê.

E qual deve ser a hora de parar? Se você começar a sentir qualquer desconforto ou dor, é um sinal de que já deve tirar férias da corrida e tratar de focar em sua gravidez!

 

Gostou das dicas? Não deixe de nos acompanhar no Instagram para saber mais sobre saúde e esporte!

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você