Saúde

Faz bem correr gripado? Confira dicas

Especialistas revelam se é bom correr resfriado ou se é melhor esperar passar os sintomas

Foto: Getty Images

Você está no auge do treinamento para aquela prova importante quando é pego pela gripe. Neste caso, o que fazer: descansar ou correr gripado? Saiba que se você está apenas resfriado, não há por que deixar a preguiça tomar conta e ficar em casa.

Um estudo da Universidade Ball State (EUA) acompanhou dois grupos de 30 pessoas não fisicamente ativas, todas doentes. Metade delas foi orientada a correr de 30 a 40 minutos diariamente, e a outra metade a não se exercitar. Após uma semana, os pesquisadores observaram que o tempo de recuperação da doença foi semelhante nos dois grupos e que o grupo que se manteve correndo apresentou melhora dos sintomas ao longo dos dias. Ou seja, o exercício moderado não piorou o resfriado.

Confira dicas e benefícios de correr gripado:

Mas e se a gripe ficar forte?

A melhor opção é abrir mão do treino, relaxar e descansar. “Pessoas com mal-estar generalizado, fadiga excessiva, dores musculares, temperatura igual ou acima de 38 ºC e/ou frequência cardíaca 10 batimentos por minuto acima do valor basal médio devem evitar qualquer atividade atlética até que o quadro se normalize”, orienta Magliocca.

David Nieman, diretor do laboratório de performance humana da Universidade Estadual Appalachian (EUA) e também corredor (ele já disputou 58 maratonas), diz que se pode voltar aos treinos no dia seguinte ao desaparecimento total dos sintomas. No entanto, o ideal é esperar entre uma e duas semanas para retomar a intensidade e o volume que o corredor estava fazendo antes de ficar doente.

Gostou de saber das dicas de como correr gripado? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte. InstagramFacebook e Twitter.

Pare de sofrer. Aprenda a lidar com a ansiedade, baixe nosso e-book totalmente gratuito.

Seu trabalho de desgasta muito? Baixe nosso e-book e aprenda como se livrar deste mal. Baixe Agora.

Click to comment

Você também vai gostar

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Sair da versão mobile