Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Corrida: 5 suplementos para melhorar seu desempenho

Nutrólogo revela cinco suplementos que garantem mais rendimento na corrida. Veja quais são e entenda qual a melhor forma de consumi-los

Corrida: 5 suplementos para melhorar seu desempenho
Corrida: 5 suplementos para melhorar seu desempenho / Foto: Shutterstock

Se você pratica corrida, certamente está sempre tentando melhorar seu desempenho no exercício. Ajustar a técnica das passadas, ter uma frequência no esporte e investir em musculação são métodos essenciais para ter um melhor rendimento na corrida. Mas, há também outras formas de se alcançar esse objetivo. 

Uma alimentação adequada e combinada ao uso de suplementos também ajuda a atender as demandas do esporte e fazer diferença na performance. “Principalmente para os atletas de longas distâncias, que sofrem com o maior desgaste físico, os suplementos são importantes para manter o ritmo da prova, reduzir o desgaste e possibilitar a boa recuperação do corpo”, comenta Nataniel Viuniski, médico nutrólogo, mestre em nutrição e alimentos.

O especialista revela quais são os nutrientes e suplementos ideais para os corredores e explica a melhor forma de consumi-los. Confira:

Carboidrato

O carboidrato é imprescindível para um melhor desempenho na corrida, pois é a fonte de energia mais rápida para o corpo manter os músculos em atividade e também possibilita dar mais intensidade às passadas. “A disponibilidade de carboidrato no organismo está diretamente relacionada à performance do atleta. Sem carboidrato suficiente, aumenta-se a percepção de esforço e a fadiga do esportista”, afirma o nutrólogo. 

O American College of Sports Medicine, entidade referência em medicina esportiva, recomenda o consumo de carboidrato de acordo com o peso do esportista, seu nível de treinamento e tempo de atividade. O indicado é consultar um especialista para planejar sua dieta.

Cafeína

De acordo com a revisão de 40 estudos, a cafeína realmente contribui para reduzir a percepção de esforço físico. Assim, possibilita que o atleta permaneça mais tempo em atividade. Para aproveitar seus benefícios, é importante consumi-la da forma correta e sem exageros, como destaca o médico. 

“Ao atleta que busca performance , é prioritário garantir boas reservas de carboidrato para mais energia e, então, usar doses moderadas de cafeína para estímulo extra. Sem o carboidrato, as reservas de energia se esgotam rapidamente e o efeito pode ser contrário”, alerta Nataniel. Além disso, o consumo de cafeína em excesso pode levar à taquicardia, à pressão alta e ainda contribuir para a desidratação em pessoas mais sensíveis à substância.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o consumo diário máximo de 400 mg de cafeína. No entanto, essa dose pode ser alta para algumas pessoas. Por isso, o ideal é testar o consumo da substância 30 minutos antes dos treinos mais intensos para avaliar o efeito no corpo e no desempenho.

Whey Protein

Um dos papéis da proteína é construir e recuperar os diversos tecidos do corpo. Por isso seu consumo contribui com o ganho e a manutenção dos músculos que são escalados pelo exercício físico, como a corrida. Nesse sentido, os suplementos proteicos como o Whey Protein são grandes aliados pela praticidade e versatilidade. 

“Estudos demonstram que a proteína é mais bem aproveitada quando inserida nas diversas refeições do dia. Portanto, além do almoço e do jantar, também é importante incluí-la nos lanches”, esclarece o nutrólogo. Segundo orientações do American College of Sports Medicine, a quantidade recomendada de proteína pode variar entre 1,2 e 2,0 gramas por kg de peso corporal ao dia. Esse cálculo deve ser feito por um nutricionista. 

Glutamina

A glutamina é um aminoácido de suporte ao sistema imunológico, especialmente após períodos de exercícios mais intensos e de reforço extra no reparo muscular. Por isso, ela também é um dos suplementos indicados para corredores. O nutrólogo recomenda a ingestão diária de 5 gramas do suplemento em pó (diluído em água, sucos ou vitaminas) ou em cápsulas.

Isotônicos

Por possuírem a mesma osmolalidade do plasma, os isotônicos repõem rapidamente os sais minerais e os carboidratos consumidos durante a prática de exercícios. Eles são indicados para treinos acima de uma hora. 

“Após uma hora de atividade, é recomendado o consumo de 200 ml de isotônico a cada 30 minutos. Durante a primeira hora de atividade, a água é suficiente. Ao final da prática, o atleta também pode verificar o peso perdido em comparação ao do início e compensar a diferença com isotônico nas horas seguintes. Por exemplo, se estiver 500g mais leve, deverá repor 500 ml para boa recuperação”, finaliza o médico.

Fonte: Nataniel Viuniski, médico nutrólogo, mestre em nutrição e alimentos, membro do Conselho Consultivo da Herbalife Nutrition do Brasil.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Emagrecimento

Dietas mirabolantes não fazem efeito. O emagrecimento saudável vai muito além de simplesmente reduzir calorias! No processo de emagrecimento é fundamental levar algumas questões...

Nutrição

Esse mix de cereais costuma ser consumido em refeições matinais

Fitness

Treinador revela como utilizar o espaço da sala para treinar e gastar calorias

Treinos

É de se ressaltar que não existe fórmula mágica para essa parte do corpo

Nutrição

É preciso definir o objetivo para saber qual é o consumo ideal

Emagrecimento

Lembre-se que esse objetivo envolve principalmente a paciência

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Suplemento pode ser usado para completar os níveis necessários de proteína em um processo de hipertrofia

Nutrição

Além dos exercícios, os alimentos e os suplementos corretos são fundamentais

Emagrecimento

É o esporte que costuma ser experimentado por quem quer deixar o sedentarismo

Corrida

Recomendações que ajudam a criar a relação de paixão com as pistas