Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Corrida reduz os efeitos do envelhecimento e aumenta expectativa de vida

Corrida auxilia na qualidade de vida, faz chance de morrer por morte súbita cair pela metade e reduz os efeitos naturais da idade

Estudo mostra que corrida reduz os efeitos do envelhecimento
Foto: ShutterStock

É possível retardar o envelhecimento graças à prática da corrida. Ao menos, foi isso que apontou um estudo feito pela Universidade de Stanford, nos EUA. Nele, praticantes regulares dessa modalidade foram acompanhados por mais de 20 anos e comprovaram essa tese.

Os pesquisadores acompanharam 500 atletas, todos acima de 50 anos de idade. Os mais idosos apresentaram menos complicações de saúde, uma expectativa de vida maior e 50% menos chance de falecer de morte súbita do que os não corredores.

“A pesquisa tem uma mensagem pró-exercício. Se você tiver que escolher uma coisa para torná-lo mais saudável à medida que envelhece, que seja o exercício aeróbio como a corrida”, disse James Fries, autor do trabalho.

No começo do estudo, os atletas corriam em média quatro horas por semana. 21 anos depois, o tempo de corrida havia caído para 76 minutos semanais. Ainda assim, eles se mantinham mais saudáveis e com os efeitos do envelhecimento reduzidos em relação aos não-atletas.

Eficiência aumenta com envelhecimento

Pessoas da terceira idade ainda se mostraram mais eficientes no sistema de fornecimento de oxigênio (VO2 max). Ou seja, como o desempenho aeróbio também depende da eficiência com que ele é utilizado, eles podem praticar essa atividade sempre que possível. Os anos de treinamento ainda contribuem para o aumento dessa eficácia.

Mas vá com calma! É preciso já ter passado por um programa de fortalecimento, e essa nova fase de treinos deve preferencialmente ser orientada e supervisionada por um profissional qualificado. De qualquer modo, fica a dica.

Não será possível entrar na máquina do tempo, mas mesmo quem começar a praticar a corrida tardiamente aproveitará dos benefícios e diminuirá os efeitos do envelhecimento. O desempenho ainda pode ser competitivo, desde que comparado em sua faixa etária, principalmente ao fazer nos treinos o que aqueles que acreditam estar “muito velhos para isso” não fazem.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

Cada ajuste é necessário para potencializar os resultados

Nutrição

Truques que mantêm os amantes de doces aliviados nesse dia festivo

Nutrição

Alimento costuma estar em alta principalmente na época de Páscoa

Treinos

O necessário para evitar que o processo de emagrecimento seja perigoso

Treinos

Falhas que resultam em lesões e no afastamento de um sujeito

Nutrição

A consulta com um especialista ajuda na construção de um objetivo

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Saiba como participar da corrida no dia 5 de maio, com chegada no Pacaembu

Treinos

Outra tese que denota que correr não é tão simples assim

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Saúde

É o conjunto de teses que reforça o trabalho multidisciplinar para prática segura