Não é novidade que o crossfit é uma das atividades físicas preferidas do brasileiro. Muitas pessoas que buscam um físico mais saudável e atlético optaram pela modalidade por causa da rotina dinâmica de exercícios. Primo distante da musculação, o esporte costuma fisgar os indivíduos que se incomodam com a calmaria e solidão dos aparelhos e pesos da academia.
“O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral, que trabalha as capacidades físicas como resistência cardiorrespiratória e muscular. Potência, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio”, destaca o educador físico Marcelo Santana.
Além disso, a modalidade também chama a atenção por ser uma atividade democrática que, com adaptações seguras, pode ser realizada por qualquer pessoa. “Crossfit tem essa coisa de ter sempre alguém te apoiando e te animando. Você se sente vencendo obstáculos, melhorando em equilíbrio, força, agilidade, resistência cardiovascular. Afinal, a gente sempre tem algo a melhorar”, relata a atleta Fernanda Surian.
No entanto, algumas dúvidas costumam aparecer na cabeça das pessoas que não praticam a modalidade. Será que crossfit emagrece? Vou conseguir ganhar massa muscular com esse esporte? Para responder essas e outras questões, o coach Ricardo Ros Filho elencou 10 verdades sobre a atividade física. Confira:
- Praticar crossfit promove aumento da força e do condicionamento físico geral;
- Melhora flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio;
- Fortalece o sistema cardiorrespiratório e cardiovascular;
- Incentiva a superação de limites, já que existem objetivos a serem atingidos;
- Reduz as medidas e o percentual de gordura ao longo do tempo. Portanto, sim, emagrece;
- Crossfit contribui para o ganho de massa muscular;
- Reduz o estresse;
- É o treino preparatório mais utilizado para ganho de condicionamento em esportes de alto rendimento;
- Pode ser praticado por qualquer pessoa. Inclusive, grávidas, idosos, crianças e deficientes físicos – desde que acompanhados por profissionais qualificados;
- Provoca uma maior interação social, já que o crossfit é uma comunidade diferente das academias tradicionais.
“O crossfit garante um treino completo, diferenciado, desafiador e altamente eficiente”, finaliza o coach Ricardo.