Sabemos que o descanso entre as séries pode ser relativo de acordo com o tipo de treinamento aplicado e objetivos individuais. No entanto, para quem visa o ganho de massa muscular e o aumento de força, a situação pode ser outra. Um estudo recente do Journal of Strength and Conditioning Research descobriu que o descanso mais duradouro entre as séries de musculação pode ajudar no ganho de massa muscular. Na pesquisa, dois grupos de bodybuilders fizeram o mesmo treino três vezes por semana em um período de 8 semanas. Eram treinos comuns de musculação para ambos os grupos. Foram feitos exercícios de agachamento, leg press, extensão de perna, bench press, press de ombros e puxadas dorsais.
Resultados do descanso entre as séries de musculação
A única diferença aplicada no estudo era que um dos grupos descansava 1 min entre cada série. Já o outro descansava por 3 min. Depois de 2 meses com essa mesma rotina de treinos, os pesquisadores fizeram ultrassom nos participantes para observar o aumento de massa muscular. Os bíceps, tríceps e quadris dos homens que descansaram por 3 min cresceu cerca de 3,5 mm a mais do que dos homens que descansaram por apenas 1 min. É uma grande diferença para quem visa maximizar o ganho de massa.
Além do crescimento, os investigadores também testaram a força dos bodybuilders no peso do agachamento e supino. Quem descansou mais conseguiu aumentar a força no levantamento em cerca de 15%.
Os autores do estudo afirmam que um período maior de descanso entre as séries permite que as pessoas recuperem totalmente o vigor entre as séries, o que o faz com que levantem mais peso na seguinte. Isso resulta em um maior crescimento a médio prazo, segundo os especialistas. Assim, também fica menos complicado manter o ritmo do treino.
Gostou das dicas sobre musculação? Não deixe de nos acompanhar no Twitter, Facebook e Instagram!