Em forma: dicas para desenvolver o condicionamento físico

Por mais que seja considerado um desafio e tanto para iniciantes, adotar uma vida saudável, com a realização de exercícios, pode ser uma missão mais tranquila do que parece. Conheça algumas atitudes para começar a se mexer desde já!

Homem realiza exercício físico na academia, correndo na esteira. Dicas para ficar em forma
Foto: Istock.com

Por meio de uma caminhada básica, um longo trajeto pode ser percorrido sem dificuldade. Afinal, como diz o ditado popular “devagar se vai ao longe”. Assim, com pequenas mudanças de mentalidade, um iniciante pode superar seus objetivos e aprimorar seu corpo com facilidade. Confira dicas para ficar em forma sem estresse!

Vale ressaltar que é importante seguir o conselho de especialistas e adotar alguns exercícios práticos!

Exercícios e dicas para ficar em forma

Mulher de camisa rosa, realiza exercício abdominal no chão. Ao seu lado, estão dois itens: uma garrafa de beber água e uma toalha

Foto por Getty Images

Para começar uma rotina saudável, é essencial sair da zona de conforto. Levantar do cama e, se necessário, tomar cuidado com o consumo de alimentos pesados são atitudes, muitas vezes, valiosas para os que buscam um corpo mais equilibrado.

  • Adote alguma atividade física em sua rotina: contar com exercícios diários ou semanais para aprimorar seu corpo pode ser determinante para ter uma maior disposição no dia a dia. Mesclar alta e baixa intensidade força o corpo a queimar bastante gordura para ter ainda mais energia.
  • Não deixe o corpo cair na zona de conforto: mude seu programa de treinamento a cada quatro ou seis semanas. Isso exigirá esforço do corpo e, por consequência, mais calorias serão gastas e maior será a sensação de bem-estar.
  • Inove: se faltou tempo para ir ao treino, experimente resolver isso em casa mesmo. Mora no décimo andar? Suba correndo dois lances de escada, ande por um, corra mais dois… Um dos segredos para ficar em forma é colocar a cabeça para funcionar.
  • Não se exercite sem comer: uma fatia de pão integral ou uma banana são boas alternativas para manter em alta a energia que seu corpo precisa para se sair bem no treino.
  • Cardápio saudável: procure substituições para produtos industrializados. Quanto mais simples o nome, menor a chance de ele ser recheado com ingredientes como cremes e queijos, que só acrescentam gordura. Também vale procurar por palavras-chaves como grelhado, assado, sautée, roasted.

 

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Texto e edição: Manuela Biz e Matheus Santos

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