Séries e repetições: descubra quantas você deve fazer no seu treino!

Siga as dicas e descubra quantas vezes você deve repetir cada exercício para ganhar mais rendimento em seus treinos

Séries e repetições: descubra quantas você deve fazer no seu treino!
Foto: Freepik

Janeiro marca não só o início do ano, mas também de um possível estilo de vida novo. É comum encontrar academias lotadas nessa época, mas, se você está disposto a pegar firme nos treinos, há uma coisa que você precisa saber: o número certo de repetições é tão variável como o seu plano de treino, ou pelo menos assim deveria ser. Você deve levar em conta o tamanho do grupo muscular que está trabalhando, a carga de treino que consegue aguentar e o exercício que vai fazer. Mas deve haver, sobretudo, alguma rotatividade no seu esquema de séries e repetições, ou então você acabará atingindo o seu objetivo inicial e não conseguirá progredir, tanto nas cargas quanto no resultado final.

Séries e repetições para cada caso

Caso queira perder gordura e as séries de 25 a 30 repetições estão acabando com a sua paciência, experimente escolher uma carga ideal para fazer apenas de 10 a 12 repetições, sendo que, ao chegar à última, você já deve sentir a musculatura queimar. Mas é claro que todas as séries devem ser muito bem-feitas, privilegiando a execução.

Por outro lado, se a academia é a sua segunda casa e você já faz o tradicional 12-10-8 para hipertrofia, experimente diminuir um pouco a carga para fazer de 12 a 15 repetições quando estiver trabalhando os principais grupos musculares.

Os atletas mais avançados podem experimentar os intervalos de força desde que estejam preparados e com um apoio em caso de emergência. Nesse caso, faça séries de 5 repetições em exercícios como agachamento, supino e com peso livre.

Se aumentar a sua força, conseguirá levantar mais peso em breve, pois você vai estimular com mais eficácia a hipertrofia muscular. Além disso, queimará mais gordura por estar trabalhando em intensidades mais elevadas.

 

Vem participar do programa Vida Leve! Com ele você vai emagrecer com saúde e transformar seu corpo com a ajuda da Master Coach e atleta amadora Monique Agnes

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você