Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Desempenho na corrida é influenciado pela força mental

O resultado da sua corrida pode ser influenciado, para o bem ou para o mal, de acordo com a sua cabeça. Veja como se preparar melhor!

Desempenho na corrida é influenciado pela força mental
Foto: Shutterstock

Você já levantou da cama alguma vez derrubadão, desanimado, depois de ter brigado com o namorado ou namorada ou com o chefe? Com a corrida não é diferente. Pesquisas recentes mostram que o desempenho é bastante influenciado pela cabeça. 

Para que a performance seja boa, nos treinos ou nas provas, a cuca precisa estar fresca. “A cabeça pode influenciar para o bem ou para o mal. É fundamental estar bem preparado física e emocionalmente, independentemente do volume e da intensidade da corrida. À medida que uma prova se aproxima, cresce a expectativa e a ansiedade. Lidar com isso e ainda ter de pensar nas metas, nos limites pessoais e em várias situações adversas que podem acontecer requer um processo de autoconhecimento, informações sobre a prova e equilíbrio. Quanto mais o atleta se apropria dessas possibilidades e as treina, melhores condições emocionais ele terá”, explica Gabriela Gonçalves, psicologista.

Estudo realizado pelo psicólogo John Hall, da Universidade Staffordshire (Reino Unido), revelou que a cabeça representa 14% do desempenho na corrida em provas longas, como ultramaratonas. Corredores que têm altos níveis de confiança e controle sentem menos desconforto físico durante a competição, algo que pode “passar uma rasteira” em um atleta durantes provas de longa distância. E atletas com a confiança e a constância (uma mistura de concentração, determinação, aceitação da responsabilidade e atitudes estáveis) em alta estão mais propensos a manter pensamentos e sentimentos positivos do que aqueles que pouco confiam em si mesmos.

“É a cabeça que dá a motivação para que o atleta tenha pretextos para sair da inércia e treinar. Estar tranquilo e sem estresse ajuda muito, já que esse é o estado de espírito ideal para correr”, diz Daniel Neves, treinador da DPN Run.

A cuca também é a responsável pela superação, por driblar os percalços da vida e do esporte. “Seja confiante, acredite no seu treinador, esteja em forma e fuja de pensamentos negativos como ‘não vou conseguir’ ou questionamentos como ‘estou bem preparado?’”, aconselha Neves. Certamente você chegará mais longe na corrida e na vida.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Descubra quais estratégias podem melhorar o seu rendimento físico e a qualidade do treino

Nutrição

São dicas para impedir que o doce “estrague” o seu plano alimentar

Nutrição

Cortar carboidratos da alimentação é uma estratégia perigosa, mas que pode sim dar resultados

Fitness

Endocrinologista e nutricionista revelam os segredos para o público feminino conquistar a hipertrofia

Nutrição

Profissionais explicam a eficácia e os impactos de aumentar a quantidade de proteínas na dieta com o objetivo de atingir a hipertrofia

(+) Esportes

Se você quer começar a praticar esporte, mas não sabe por onde começar, veja quais são as possíveis tendências no Brasil

Advertisement

Você também vai gostar

Condicionamento Físico

Praticar atividades físicas faz muito bem para saúde, mas isso todo mundo conhece. Agora, você sabia que elas turbinam a mente?

Condicionamento Físico

Praticar atividades físicas faz muito bem para saúde, mas isso todo mundo conhece. Agora, você sabia que elas turbinam a mente?