Hoje, 17 de agosto, é o Dia do Pão de Queijo. Uma data simbólica, criada para enaltecer essa iguaria da culinária brasileira. No entanto, apesar de saborosa, a receita tradicional é rica em calorias, gordura e sódio. Elementos que costumam prejudicar o desempenho fitness. Mas, nada de terrorismo nutricional. Afinal, com equilíbrio e conhecimento é possível comer tudo que gostamos. E, para ajudar nessa missão, consultamos o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak.
Dia do Pão de Queijo e consumo consciente
“Se você decidir incluir o pão de queijo ocasionalmente em sua dieta como lanche, é importante controlar o tamanho da porção. Uma porção adequada seria uma porção pequena em torno de uma ou duas unidades e dependendo do tamanho. No entanto, é recomendável adicionar frutas e uma fonte de proteína para enriquecer esse lanche”, afirma Dereck.
O argumento de Oak consiste em que, além da carga alta de calorias, gorduras saturadas e sódio, que só prejudica a saúde cardiovascular em excesso, o pão de queijo não é fonte significativa de nutrientes essenciais, como fibras e proteínas.
Sendo assim, é denso em calorias e gorduras do que outros nutrientes, o que não oferece uma combinação boa para um bom rendimento no treino e sequer otimizar a recuperação no pós-treino.
“Para termos uma noção sobre quão calórica é uma porção de pão de queijo, uma unidade média de aproximadamente 30g há entre 70 e 100kcal dependendo da receita, ou seja, uma porção de cinco pães de queijo médios há algo entre 420 e 500kcal”, enfatiza o nutricionista.
Então, quais alimentos substituem o pão de queijo na dieta?
“Considerando seu perfil nutricional menos saudável, não é a melhor escolha para inclusão frequente na dieta, especialmente para quem busca um estilo de vida saudável e equilibrado. É aconselhável priorizar alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, proteínas magras e carboidratos complexos”, sugere o profissional.
Pão francês ou pão de queijo? Qual é o mais calórico?
“Geralmente, o pão de queijo é mais calórico que o pão francês devido ao teor de queijo e gorduras adicionais presentes no pão de queijo. Enquanto o pão francês tende a ser mais “leve”. No entanto, é importante ressaltar que os valores calóricos podem variar dependendo do tamanho da porção e dos ingredientes específicos usados em cada receita”, encerra o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak.
Receita de pão de queijo fit para um atleta
Tempo: 10 minutos
Rendimento: Três unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes
- Três colheres de sopa de goma de tapioca;
- Duas colheres de sopa de queijo minas padrão ralado sem lactose, adição de açúcar e gorduras totais;
- Duas colheres de sopa de requeijão sem lactose, adição de açúcar e gorduras totais;
- Um ovo;
- Pitada de sal.
Modo de preparo
- Misture bem todos os ingredientes;
- Coloque em forminhas de silicone e então leve para a Air Fryer a 180°C por em média 6 a 7 minutos;
- Retire e sirva em seguida.
Fonte: Verde Campo