Hoje, 26 de julho, é o Dia dos Avós. Uma data comemorativa, para homenagear aqueles que nos mimam, educam e, principalmente, nos amam de uma maneira para lá de especial. Um momento importante, também, para olhar com mais carinho para a saúde, longevidade e bem-estar deles.
E é aqui que a atividade física regular desempenha um papel fundamental, não apenas no Dia dos Avós, mas durante todo o ano. A prática de exercícios, com orientação e responsabilidade, é uma ótima ferramenta para promover saúde aos idosos.
“O esporte e atividades físicas são importantes para qualquer idade e, da mesma forma, podem ser iniciados em qualquer tempo. Não só as pessoas que nunca fizeram exercícios, mas também os idosos que foram submetidos a cirurgias de artroplastia de quadril ou joelho, correção de fraturas e cirurgias de coluna se beneficiam da prática esportiva. Com prudência e auxílio de profissionais”, explica o Dr. Demian Miziara Amaral, ortopedista com foco em fragilidade no idoso.
As melhores atividades físicas para idosos
Dessa maneira, com a ajuda do especialista, separamos as atividades físicas mais recomendadas para quem já passou dos 60 anos e quer manter a saúde e o bem-estar não apenas no Dia dos Avós, mas durante todo calendário. Confira:
1. Exercícios de resistência, como levantar peso em séries repetitivas, musculação e hidroginástica;
2. Exercícios aeróbicos, como andar de bicicleta ou esteira, controlando frequência cardíaca conforme idade e sexo;
3. Treinamento de balanço e elasticidade, como Yoga, Tai Chi Chuan, RPG e Pilates.
O Dr. Demian explica que todos os tipos de exercícios ajudam o idoso, portanto, vai da preferência e gosto da pessoa. “Além, é claro de suporte médico, caso haja proibição para algum tipo específico de exercício. Como, por exemplo, a atividade aeróbica para paciente com problemas cardíacos ou atividades que causem impacto extenuante em quem tem problemas de artroses nos joelhos, quadris ou coluna”, finaliza o ortopedista.