21 de junho é o Dia Internacional do Yoga, data criada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) em 2014. Com o propósito de reforçar a conscientização sobre os benefícios dessa prática meditativa. Ainda está indeciso para dar um “start”? Veja na sequência três dicas para começar a praticar yoga.
O trio de dicas no Dia Internacional do Yoga
Autoconhecimento
“No yoga, trabalhamos técnicas de meditação, respiração, asanas (posturas) e relaxamento, o que faz com que cada indivíduo se conheça e se reconheça no seu corpo. Entre em contato com as suas emoções, pratique o auto-amor, o autocuidado, proporcionando bem-estar e qualidade de vida para o praticante”, afirmou em entrevista exclusiva para o Sport Life a gerente técnica do Vidya Studio, Andreia Braga.
Respiração nota 10
Mais um motivo para praticar o yoga, o que irá impactar de forma positiva para sua saúde. “O yoga também promove uma desintoxicação do organismo, por meio das posturas de torção, do calor de uma prática mais intensa e de uma respiração consciente”, completou Andreia.
Flexibilidade
Ainda assim, a profissional destaca que esse ganho só é obtido caso um praticante exerça com regularidade. “Conforme se vai tendo uma prática regular, se ganha alongamento e flexibilidade. Não só no corpo, mas também na mente, começa-se a enxergar as coisas de um outro ponto de vista e se permitindo mudanças”, detalhou Braga.
Ainda assim, o yoga é indicado para uma pessoa ansiosa?
“No caso de uma pessoa muito ansiosa, o ideal é ir se permitindo a prática, pouco a pouco, sem julgamento por não conseguir se concentrar ou fazer uma prática completa. Indico experimentar alguns tipos de prática, sentir aquela que mais se identifica e aproveitar essa ferramenta maravilhosa, que é o yoga para acalmar os pensamentos e deixar com que a vida flua com leveza”, concluiu Andreia Braga.
O relato de experiência da Sheilla no Dia Internacional do Yoga
Além disso, a ex-jogadora de vôlei Sheilla, de 39 anos, é adepta dessa prática milenar indiana. Afinal, agora ela se dedica ao trabalho de alta performance e expôs o impacto do yoga no seu dia a dia.
“Eu voltei a fazer yoga em setembro (2022) quando realmente me afastei das quadras. Voltei a fazer como rotina. Melhora a qualidade física também e faz você ficar mais focado”, admitiu.