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Dia Mundial sem Carro: 5 dicas para incluir hábitos saudáveis na rotina

A caminhada e a bicicleta fazem parte dessa rotina

Dia Mundial Sem Carro
Dia Mundial Sem Carro - Shutterstock

Hoje, 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro, data criada na França em 1997 com objetivo de promover iniciativas mais sustentáveis e saudáveis. Dessa maneira, com a ajuda da professora de educação física, Ana Carolina Matos Correia, separamos algumas maneiras práticas e inteligentes de priorizar outros meios de transporte. Confira!

Como se preparar para o Dia Mundial sem Carro

Preparar o corpo

“A preparação ajuda a aquecer os músculos e as articulações, aumentando a circulação sanguínea e a flexibilidade. Isso reduz o risco de lesões musculares, distensões e entorses durante o exercício. Um aquecimento apropriado prepara o corpo para um melhor desempenho, aumenta a capacidade dos músculos e do sistema cardiovascular”, diz Ana Carolina.

Alimentação correta

“Os carboidratos são uma das principais fontes de energia para o corpo durante o exercício. Além disso, comer antes da atividade ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis. Isso é importante para evitar a hipoglicemia, que pode causar fraqueza, tontura e até desmaios”, afirma.

Equipamentos para exercícios

“Seja para a caminhada ou para pedalar, é importante escolher o tênis mais adequado para os diferentes tipos de pisada, pois garantem mais estabilidade para os tornozelos e menor impacto para os joelhos e quadril, prevenindo doenças articulares. Se a preferência for por bicicleta, o uso do capacete é indispensável para a segurança no trânsito”, destaca a profissional.

Bom sono

“O descanso é fundamental para que o corpo se recupere adequadamente. A falta de sono pode aumentar os níveis de estresse e afetar negativamente a energia e capacidade de se exercitar”, enfatiza.

Saiba o seu limite

“É recomendável definir metas alcançáveis para o condicionamento físico, ter objetivos definidos pode ajudar a manter o foco e a motivação. Além disso, é importante reforçar que, para reduzir os riscos, o mais adequado é contar com o acompanhamento profissional”, finaliza Ana Carolina Matos Correia.

Fonte: professora de Educação Física da TotalPass, Ana Carolina Matos Correia.

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