31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco, data criada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) com intuito de alertar sobre os riscos que o tabagismo causa para nossa saúde. As suas tentativas para abandonar esse vício foram em vão? Assim, veja na sequência as quatro dicas para largar o cigarro.
Os quatro conselhos para abandonar o vício no Dia Mundial sem Tabaco
Apoio da psicologia
“A psicologia tem uma série de ferramentas que podem ajudar nesse sentido. Mais especificamente, a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) é um método de psicoterapia baseado em pesquisas científicas e comprovadamente eficaz para diversos transtornos psiquiátricos que tem se mostrado altamente eficaz no combate ao tabagismo. Por este motivo, a TCC é a abordagem de psicoterapia recomendada pelo Ministério da Saúde para a cessação do tabagismo. Lembre sempre do seu propósito para parar de fumar. Hipnoterapia, acupuntura e terapias alternativas podem ajudar”, orienta com exclusividade para o Sport Life a psicóloga do Hospital Universitário Cajuru Dra. Aline Oliveira.
Mudança de hábitos
Não se trata apenas de deixar de fumar, isto é, saber adotar o equilíbrio na hora das refeições e priorizar a rotina de exercícios físicos, “ferramenta” indispensável para criação de outro estilo de vida.
“Alimentação equilibrada de preferência de baixas calorias, beber mais água e comportamentos, que melhorem a qualidade de vida. Incluir exercícios físicos colaboram muito para lidar com situações de fissura”, sugere a psicóloga clínica Tatiane Paula.
Corrente positiva
“Contar com a sua rede de apoio. Avisar a família sobre riscos em potenciais de recaída de comportamentos para então prevenir possibilidade de lapsos ou retomada de consumo e criar compromisso consigo mesmo ao contar com apoio externo, como de amigos e família, mantém propósito em manter abstinência”, acrescenta Tatiane.
Afastamento
Conheça alguém que fuma? Não se afaste, mas evite o contato próximo, que sem dúvida nenhuma é o diferencial para que você tenha recaída com o fumo. Traça algumas mudanças em prol do seu bem-estar.
“Evitar situações de pessoas que eram companheiros de tabaco. Muito comum tipos de confraternizações rever laços não significa cortar relações com tabagistas que faziam parte da sua rotina de fumar. Quando envolve abstinência da substância e enquanto estiver na fase de desintoxicação é necessário fazer mudança de contato nessas situações em que há pessoas fumando para não abrir espaço para recaída”, termina Tatiane Paula.
Qual é o principal dano do cigarro para quem treina?
“Algumas substâncias que o cigarro contém, principalmente a nicotina, vão interferir em algumas catecolaminas, que mexem na vasoconstrição. A atividade física visa dilatar os vasos. O cigarro vai fazer esse efeito contrário. Por influência da nicotina, vão fazer com que esses vasos tenham constrição periférica. Então, atrapalha o influxo de sangue e a irrigação do músculo. Vai fazer você render menos”, diz em contato com o Sport Life o médico ortomolecular e do esporte Dr. João Branco.
Dados recentes no Dia Mundial sem Tabaco
Os dados do ano de 2021 da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) acusaram que o percentual de fumantes acima de 18 anos no Brasil é de 9,1%, com 11,8% entre os homens e 6,7% entre as mulheres.
Já o quarto relatório da OMS também citou em 2021 a existência de 1,3 bilhão de usuários de tabaco no mundo, comparados com 1,32 bilhão no ano de 2015. A entidade acrescentou que há tendência de queda para 1,27 bilhão até 2025.