24 de maio é o Dia Nacional do Café, cuja data foi criada pela pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) para celebrar a importância do café no país. Nesse sentido, o Sport Life vai compartilhar três dicas para o consumo saudável com a ajuda da professora de Nutrição do CEUB (Centro Universitário de Brasília) Mayra Magalhães.
As três dicas para o consumo saudável no Dia Nacional do Café
Quantidade ideal de café
“A quantidade recomendada para uma pessoa adulta não deve ultrapassar quatro xícaras pequenas por dia em torno de 400 mg de cafeína. É importante ficar atento ao consumo de outras bebidas que contêm cafeína, como bebidas à base de cola, chá-mate, chá preto e energéticos”, orientou a docente.
Preparo correto
“Os métodos de preparo do café influenciam na quantidade de cafeína presente. No caso do café coado, encontramos menor quantidade de cafeína do que no expresso. A acidez do café coado também é menor, pois a filtragem é mais lenta. Percebemos mais diferenças em sabor, acidez e quantidade de cafeína entre os métodos. Em relação ao impacto na saúde, os grãos selecionados, a temperatura e o tempo de torra dos grãos, que conferem a qualidade do café, impactam na preservação das substâncias antioxidantes que beneficiam o nosso corpo“, garantiu.
Consumo diário seguro
“Consumir café diariamente não trará nenhum risco para a saúde desde que em quantidades moderadas. O risco para a saúde dependerá da dose ingerida e se a pessoa já possui algum comprometimento gastrointestinal ou sensibilidade à cafeína”, concluiu Mayra Magalhães.
Número
O levantamento realizado pelo Sebrae citou que o Brasil lidera a produção mundial de café e é o segundo maior mercado consumidor da bebida. Além de sua importância econômica para o setor agrícola, a bebida ganhou força ao longo dos anos. Afinal, conquistou muitos adeptos das doses diárias e terapêuticas na rotina.