27 de junho é o Dia Nacional do Vôlei, data que simplesmente homenageia os profissionais e adeptos dessa modalidade. Esse esporte se popularizou no Brasil após a campanha da “Geração de prata” do Brasil nas Olimpíadas de 1984 em Los Angeles, nos Estados Unidos. Por falar em Seleção, Abouba valorizou o seu tempo com a equipe na Liga das Nações.
O comentário de Abouba no Dia Nacional do Vôlei
“Acho que aproveitei bem a oportunidade que tive. Alguns pontos que sei que poderia ter ido melhor, mas de forma geral fui muito bem. Foi o nosso melhor jogo da etapa 1 (vitória do Brasil por 3 x 1 diante dos Estados Unidos). Mantivemos um nível muito bom do início ao fim, oscilamos muito pouco durante o jogo e nosso entrosamento melhorou bastante”, disse Abouba em entrevista exclusiva para o Sport Life.
O oposto não esteve em ação pelo Brasil na segunda semana da Liga porque o técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Renan Dal Zotto, o substituiu por Felipe Roque, que atualmente veste as cores do Vôlei Renata-SP.
Sem mágoas com a decisão do treinador, Abouba opinou sobre o que o Brasil pode apresentar na sequência desse torneio e, também, não deixa de sonhar com o seu espaço nas Olimpíadas de Paris 2024.
“Acho que ficaremos em uma boa posição para chegar à fase de mata-mata. Já estaremos melhor fisicamente e taticamente e creio que podemos chegar na final. É um sonho jogar as Olimpíadas, a vaga de oposto é muito disputada e tem grandes jogadores na posição. Preciso continuar nessa constância no clube e na Seleção para ter uma chance”, comentou.
Carreira e planos
Brasiliense, 29 anos de idade e filho de malineses, Abouba deu os seus primeiros passos na quadra com a equipe da UPIS-DF (União Pioneira da Integração Social), depois rumou ao Minas Tênis Clubes, Lebes-RS, Vôlei Taubaté (SP), Tonno Callipo, da Itália, e atualmente está na França com a equipe do Tours.
Além disso, até o momento, há na sua galeria os títulos da Superliga A (2018/19), Paulista (2018), Francês (2022/23), Copa da França (2022/23) e o campeonato sul-americano com a Seleção Brasileira em 2021.
“Minha intenção por enquanto é continuar na Europa. As ligas europeias são muito disputadas e são onde os melhores jogadores do mundo estão espalhados entre elas. Meu objetivo é voltar ao campeonato italiano antes de retornar para o Brasil”, concluiu Abouba.