Manter a dieta nas férias não é uma das tarefas mais fáceis, uma vez que as chances para “enfiar o pé na jaca” aumentam muito, sendo natural aceitar alguns convites para comer e beber fora. Por outro lado, é muito desagradável retornar à rotina e se dar conta de que recuperou todo o peso perdido com tanto empenho. Por isso, selecionamos uma lista com 12 dicas para que você curta os momentos de lazer, mesmo à mesa, e consiga manter a dieta nas férias.
1. Mantenha o foco: antes de começar a aproveitar o merecido descanso, pense no cuidado que teve com a alimentação durante tanto tempo e pense que esse investimento foi feito com foco na sua saúde e qualidade de vida em longo prazo, e não apenas para ficar em forma para o verão. A ideia não é abrir mão totalmente dos prazeres que a comida e a bebida podem oferecer. É preciso ter em mente que chutar o balde agora pode custar muito caro no futuro, já que você vai ter que se esforçar em dobro depois e vai ser frustrante notar alguns pneuzinhos a mais com o final das férias. Esse raciocínio vai ajudá-lo a se policiar. Refaça-o sempre que for necessário. (Foto: Shutterstock.com)
2. Não caia nos radicalismos: apesar de ser importante tomar cuidado com o que se ingere nesse período, ninguém merece passar todo o tempo livre se controlando. Tal privação pode fazer com que você acabe descontando de uma vez só toda a frustração de ver os amigos e familiares se deliciando, engolindo um monte de calorias extras sem se dar conta e nem aproveitar o que está comendo ou bebendo. O ideal é separar um dia para se permitir alguma extravagância. Para manter o equilíbrio, o ideal é ter em mente que pelo menos 80% da refeição deve ser saudável, os outros 20% podem ser formados por aqueles itens que te dão mais água na boca. (Foto: Shutterstock.com)
3. Tenha sempre um lanchinho à mão: ele deve ser composto por alimentos saudáveis, pouco calóricos e que sejam fáceis de transportar, como barrinhas de cereais, oleaginosas, biscoitos integrais e frutas. Dessa forma, quando a forme apertar você vai conseguir combatê-la com itens que não colocarão sua silhueta em risco. Além disso, o hábito vai evitar que você devore a primeira porção de batata frita que aparecer na sua frente. (Foto: Shutterstock.com)
Foto: Shutterstock
5. Faça, ao menos, três refeições diárias: comece o dia com um café bem reforçado, planeje-se para almoçar direito algumas horas depois e, à noite, prepare um jantar leve e de fácil digestão. Nas férias, muita gente acaba tomando o café e vai enganando a fome com um monte de alimentos nada saudáveis para, por fim, fazer uma refeição bem pesada no fim da tarde. Como saldo final, um monte de calorias extras e sem necessidade. (Foto: iStock.com/ Getty Images)
6. Tome cuidado dobrado com as bebidas alcoólicas: não é novidade para ninguém que elas são extremamente calóricas e, por isso, quem vive em guerra com a balança e quer ter uma vida mais saudável evita os drinques no dia a dia. Mas quando as férias chegam e todos os amigos estão se deliciando com uma cervejinha ou uma caipirinha, fica bem mais difícil dizer “não”. Entre um papo e outro, antes que a gente se dê conta, já tomamos várias doses. Isso sem falar que o álcool faz com que a pessoa fique menos criteriosa em relação aos alimentos e acabe comendo um monte de coisas que não comeria se estivesse totalmente sóbria. Resultado: um monte de calorias a mais para a conta! (Foto: Shutterstock.com)
7. Caminhe bastante: ao invés de apelar para um táxi toda vez que for se deslocar durante uma viagem, que tal percorrer essas distâncias a pé? Além de curtir muito mais a paisagem, você vai queimar muitas calorias. A sugestão fica ainda mais interessante se você estiver com boa companhia. Levar a sua bicicleta ou alugar uma no seu destino também são ótimas alternativas. (Foto: Shutterstock.com)
8. Prefira alimentos que são mais difíceis de serem consumidos: com certeza é mais fácil devorar um punhado de amendoim do que ficar mordiscando uma espiga de milho. Por essa razão, a chance de você ingerir várias porções do primeiro sem nem se dar conta é muito maior. Isso sem falar que uma colher de sopa de amendoim tem 300 cal, contra 120 por espiga, e o milho ainda é rico em fibras que garantem mais saciedade. O mesmo raciocínio vale para uma salada de folhas ou um pedaço de carne, em comparação a uma massa ou um risoto, por exemplo. (Foto: Shutterstock.com)
9. Peça saladas como acompanhamento: durante as férias, muitas vezes nos deparamos com receitas que ameaçam a boa forma e fica difícil resistir. Uma boa dica para que eles não pesem tanto na balança é comê-las com uma bela porção de vegetais e legumes. Eles vão proporcionar mais saciedade e evitar que você fique com vontade de repetir. Melhor ainda se ela vier antes do prato principal. (Foto: Shutterstock.com)
10. Mantenha o equilíbrio: abusou no almoço? Pegue leve no jantar. Está de olho naquela sobremesa deliciosa do cardápio? Opte por um prato principal mais light e abra mão do couvert e da entrada. Resolveu tomar um vinho durante a refeição? Passe batido pelo doce. Essas pequenas compensações garantem uma grande diferença no balanço calórico das férias. (Foto: Shutterstock.com)
11. Tenha cautela com os alimentos integrais: eles são mais indicados do que os refinados, pois contam com uma quantidade maior de nutrientes e fibras, que aumentam a sensação de saciedade e regulam o funcionamento do intestino. Mas o fato desse tipo de alimento ser mais saudável acaba dando a impressão de que pode ser consumido em maior quantidade, fazendo com que muita gente acabe exagerando. (Foto: Shutterstock.com)
12. Reduza o tamanho das porções: está com vontade de experimentar aquele bolinho que é a especialidade do restaurante? Permita-se, mas, ao invés de pedir uma porção grande, opte pela pequena ou, se possível, peça meia porção. Assim você vai matar a vontade com uma quantidade menor, já que é bem difícil parar de comer antes de ver a travessa vazia. (Foto: Shutterstock.com)
LEIA TAMBÉM
Texto e pesquisa: Thais Szegö | Edição: Giovane Rocha e Victor10 Moura