Saiu da dieta no fim de semana? Saiba o que fazer

Confira dicas para atingir seus objetivos comendo sem culpa

dieta no fim de semana
Foto: Getty Images

Manter-se na linha durante a semana já pode ser difícil, mas continuar na dieta no fim de semana e conter os exageros é ainda mais complicado. Contudo, diferente do que se pensa comer algo mais calórico de vez em quando, não necessariamente joga todo seu progresso no lixo. Seu organismo não entende quando é sexta, sábado, domingo ou feriado.

Portanto, o importante é fazer uma programação das refeições. E sempre levar em conta aquele aniversário, uma pizza com os amigos ou reunião de família no fim de semana. Para ajudar, a nutricionista Dra Talitta Maciel deu algumas dicas para desfrutar de refeições deliciosas com equilíbrio.

Dicas para poder sair da dieta no fim de semana sem culpa:

1. Capriche na dieta durante a semana

Garanta uma semana de alimentação regrada, incluindo vegetais, legumes, frutas, grãos integrais, boa hidratação e exercícios físicos. Evite açúcares, farinha branca e frituras. “Quando comemos um pouco fora do habitual em um sábado, por exemplo, nosso organismo não entende que isso vai engordar, ou seja, não vão ser dois pedaços de pizza que vão colocar tudo a perder, mas sim, a sequência de mais dias e quantidade excessiva”, alerta Dra Talitta.

2. Lei da compensação

Isso não e um mito, é uma realidade. Se no sábado você comeu pizza, no domingo, volte de forma imediata para seu plano alimentar saudável. Não deixe as “orgias alimentares” se protelarem por mais dias, senão, os problemas começam.

Mulher rindo e tomando suco verde

Foto: iStock

3. Hidrate-se

Beba muita água para que o organismo elimine as toxinas. Abra mão de refrigerantes, produtos industrializados, bebidas alcoólicas e dê preferência para alimentos saudáveis que equilibram a acidez do organismo.

4. Acelere o metabolismo

Beba chás, saladas de frutas e sucos verdes. O suco feito com couve, abacaxi e gengibre é uma excelente alternativa, mas fique de olho se você sofre de hipotiroidismo (substitua então por hortelã). No caso de pressão alta, evite o gengibre e o substitua por canela.

dieta no fim de semana

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5. Comer para ser feliz!

A comida faz parte da nossa vida, já reparou que para comemorar qualquer situação nos reunimos ao redor de uma mesa? Um aniversário, happy hour, viagem, almoço de domingo, cafezinho com os amigos, emfim, tudo nos remete a comer. Por isso, não precisa ser anti-social, coma, se divirta, mas com responsabilidade. “Cuidar da sua alimentação vai muito além de contar calorias, mas de controlar os nutrientes que fazem o seu organismo viver mais e melhor”, completa Dra Talitta.

A má alimentação não pode ser um hábito se você busca saúde, disposição e um corpo bonito. Por isso, planeje suas refeições, não deixe faltar em sua geladeira. Frutas, verduras e alimentos saudáveis são essenciais, programe suas compras e viva com mais intensidade.

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