Chás para a saúde e para emagrecer; confira!

Eles podem combater doenças e até ajudar na perda de peso; veja algumas opções a seguir!

benefícios dos chás
Foto: Getty Images

Segundo a Ayurveda, medicina indiana milenar, os benefícios dos chás são inúmeros e podem auxiliar na melhoria das funções orgânicas de cada indivíduo. Se você adora a bebida, seja para esquentar ou relaxar, veja as dicas da nutricionista Maria Flavia Sgavioli:

Benefícios dos chás

Chá de hibisco

Bom para pessoas com retenção de líquido, é digestivo e levemente laxante e termogênico (acelera a queima calórica). Destaque para sua quantidade significativa de ferro, sendo auxiliar no tratamento de anemia, dor de cabeça e cansaço crônico, por melhorar a oxigenação no organismo. Além disso, pode ser um coadjuvante no tratamento da obesidade, reduzindo o inchaço; doenças do coração e envelhecimento precoce, pois atua no combate aos radicais livres.

Valor calórico: 28 cal em uma xícara de chá de 200 ml.

Contraindicações: pessoas com pressão baixa e gestantes.

chá de hibisco

Foto: Getty Images

Chá preto

Possui ação contra radicais livres e é capaz de prevenir doenças cancerígenas e cardiovasculares. Por conter cafeína, pode aliviar dores de cabeça e até sintomas da depressão.

Valor calórico: 0,44 cal em uma xícara de chá de 200 ml.

Contraindicações: alguns estudos apontaram efeitos danosos do chá relacionados à alguns componentes orgânicos ou metais em neoplasias malignas, mal de Alzheimer e anemia.

benefícios dos chás

Foto: Getty Images

Chá de amora

O chá da folha de amoreira pode agir no combate a dores de cabeça e insônia. Para as mulheres, devido à ação fito-hormonal que apresenta, pode combater alguns sintomas desagradáveis da menopausa, como os “fogachos” (calores intensos) e também alguns desconfortos da tensão pré-menstrual (TPM) e cólicas. Por ser rica em cálcio, também reforça a prevenção e tratamento de osteoporose.

Valor calórico: insignificante

Contraindicações: a contraindicação do chá de amora se daria apenas pela alta concentração de taninos que podem irritar as mucosas do aparelho digestivo. Também deve ser evitado por gestantes.

chá de amora

Foto: Getty Images

Chá verde

Rico em flavonoides e polifenóis, que aceleram o metabolismo e evitam que os radicais livres promovam o envelhecimento precoce. O chá verde também é capaz de reduzir o processo inflamatório, prevenindo ou tratando doenças crônicas. Para quem está querendo emagrecer, é uma boa opção, pois é estimulante e ajuda a controlar o nível do colesterol. A bebida ainda é rica em vitaminas do complexo B, K e C.

Valor calórico: 6 cal em uma xícara de 200 ml.

Contraindicações: por conter alta concentração de cafeína, seu consumo deve ser proibido por gestantes e lactantes, pois pode prejudicar os níveis de ácido fólico na gravidez importante para o desenvolvimento cerebral do feto. Outra substância presente no chá, o tanino, pode impedir a absorção do ferro contido nos alimentos, igualmente prejudicial para as grávidas.

chá verde

Foto: Getty Images

Chá de casca de abacaxi

O abacaxi possui uma substância enzimática chamada bromelina, que facilita a digestão. Como chá, ajuda na retenção de líquidos e melhora o trânsito intestinal, além de auxiliar na perda de peso.

Valor energético: 40 cal em uma xícara de 200 ml.

Contraindicações: pessoas que sofrem de úlceras, gastrite ou refluxo gástrico devem tomar cuidado com a fruta e o chá da casca do abacaxi por conta da acidez. Quem tem distúrbios do sono deve evitar tomá-lo após as 16h. Hipertensos, grávidas e lactantes também devem evitar o consumo do chá.

benefícios dos chás

Foto: Getty Images

Gostou de saber dos benefícios dos chás? Então deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte. Instagram, Facebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você