Cumpre com a sua rotina de exercícios físicos, se alimenta bem, dorme de forma tranquila e crê que esses itens são bastantes? Aí é que se engana, ou seja, não custa nada manter-se atualizado com o universo fitness. Dessa forma, a nutricionista e personal trainer Aline Becker vai citar os quatro principais alimentos que causam gases em entrevista exclusiva para o Sport Life.
Veja os quatro principais alimentos que causam gases
Lactose
“Hoje em dia há pessoas que nascem sem a capacidade de produzir a lactase, que é a enzima que quebra a lactose para fazer a digestão daquele alimento e que sofrem com uma intolerância à lactose. Assim, causa excesso de gases, diarreia, aquela barriga inchada, distensão abdominal e aquele desconforto e até uma constipação às vezes. Uma constipação intestinal junto com a própria diarreia”, disse Aline.
Carne vermelha
Outro alimento que a maioria desconhece. “As proteínas são quebradas no lúmen intestinal por diversas enzimas pancreáticas e essas proteínas após chegarem ao cólon são fermentadas pelas bactérias, que fermentam proteína e carboidrato. Então, é por isso que depois daquela churrascada os gases são mais fétidos. E isso aumenta a probabilidade da pessoa ter um quadro desbiótico”, detalhou.
Glúten
Composto de proteína em que há o eixo-orfinas, que altera memória, emoção, a microbiota e a inflamação do organismo. “Aumenta a permeabilidade intestinal e cria também uma disfunção do eixo-intestino-cérebro. Então, o consumo exagerado de glúten pode trazer esse desconforto”, comentou.
Produtos sem açúcares
Principalmente os chicletes sem açúcares. “Você come bem, se alimenta bem, faz exercício físico e aí consome exageradamente chicletes sem açúcares,achando que não vai ter aí um impacto negativo na microbiota intestinal. O erro pode estar vindo daí! Porque por mais que não tenha açúcar, esses chicletes, são riquíssimos em sorbitol e o nosso corpo tem uma dificuldade em processar e digerir, que é mais ou menos uma condição tipo intolerância ao sorbitol, o que causa inchaço, diarreia, excesso de gases e indisposição. Tudo isso pode ser causado pelo alto consumo de chicletes sem açúcares”, concluiu Aline Becker.