Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Estudo: beber pouca água pode reduzir força muscular

Saiba a quantidade mínima ideal para conseguir manter um padrão saudável

Menor força muscular
Menor força muscular - Shutterstock

Provavelmente você já deve visto alguém que recorre ao consumo de um suplemento alimentar para dar aquela energia durante o treino. Suplemento oferece vários ganhos, mas a diferença é que tudo começa pelo básico. E nesse sentido há uma pesquisa que indica que o consumo diário de água inferior a 2,5L ocasiona em menor força muscular.

A relação do baixo consumo de água com menor força muscular

Quem garante essa tese é o octeto de pesquisadores chineses Dongzhe Wu, Chaoyi Qu, Peng Huang, Xue Geng , Jianhong Zhang, Yulin Shen, Zhijian Rao e Jiexiu Zhao.

O objetivo dessa proposta foi examinar a relação entre a DTIW (Ingestão total diária de água) e a FPM (Força de preensão manual) entre adultos estadunidenses. E checar o impacto da ingestão de água na função muscular e na saúde.

Assim, essa turma de estudiosos usou os dados de 2011 até 2014 do NHANES (Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição). Que reuniu 5.427 adultos (48,37% mulheres e 51,63% homens) com idade acima dos 20 anos.

A ingestão total diária foi verificada meio de duas entrevistas recordatórias alimentares não consecutivas de 24 horas. E o nível de força de preensão manual foi medido com o dinamômetro Takei.

Os resultados apontaram diferenças significativas, como associação não linear entre os níveis de DTIW e FPM. Não denota somente a necessidade da hidratação para o músculo esquelético, mas sugere novas orientações para explorar o mecanismo do impacto do DTIW na função muscular. E na saúde para que os adultos ajustem de maneira razoável o consumo de água.

O comentário do especialista

“O estudo traz uma importante correlação demonstrada através de uma regressão não linear do aumento ingestão de líquidos. E do aumento da pressão palmar, principalmente em homens. O estudo fala que uma ingestão baixa ou excessiva de líquidos, principalmente nos homens, piora o padrão de força mensurada pelo teste da preensão palmar. O artigo ratifica o que já sabemos do ponto de vista fisiológico, que uma melhor ingestão hídrica fornece uma melhor saúde celular, e, consequentemente, melhora desempenho e padrão de força”, disse em contato com o Sport Life o médico do esporte do The Corner Sports & Health Dr. Artur Campos.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

O tempo gelado não é motivo para ficar debaixo do cobertor

Nutrição

A moderação ajuda no consumo seguro desse produto

Fitness

Dicas que influenciam no processo de envelhecimento saudável

Fitness

Opções que servem até para quem não se identifica com musculação

Fitness

Opções que ajudam até a abandonar o estilo "convencional"

Nutrição

Outra prova de que é possível curtir o fim de semana de maneira equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

O tempo gelado não é motivo para ficar debaixo do cobertor

Nutrição

A moderação ajuda no consumo seguro desse produto

Fitness

Dicas que influenciam no processo de envelhecimento saudável

Fitness

Opções que servem até para quem não se identifica com musculação