Foram em vão as diversas estratégias para ficar em forma e contentou-se com a fama de “gordinho saudável”? Saiba que essa estratégia não faz bem para saúde! O estudo disponível no Journal of the American College of Cardiology diz que obesos metabolicamente saudáveis lidam com alto risco de doenças cardiovasculares.
Saiba o perigo que há entre os obesos metabolicamente saudáveis
Pesquisadores da Universidade de Birmingham, da Inglaterra, checaram mais de 3,5 milhões de pessoas por mais de 5 anos pelos registros eletrônicos de saúde entre 1995 a 2015 presentes na THIN (The Health Improvement Network).
Assim, os resultados mostraram que mesmo que um sujeito não tenha colesterol e triglicérides alterados, diabetes ou hipertensão, os obesos lidam com alto risco de desenvolver muitas doenças cardiovasculares.
O comentário do especialista
“Isso é uma coisa que nós notamos na prática a nível de consultório. Percebemos que os pacientes obesos evoluem com mais complicações. São pacientes que se tornam mais diabéticos”, concluiu em entrevista exclusiva para o Sport Life o cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Hélio Castello.
Como combater a obesidade?
“Restrinja o seu intervalo de alimentação a uma janela de 6 a 8 horas. Não conte calorias, apenas alimente-se normalmente das 12h às 18h ou das 12h às 20h. Se preferir se alimentar no período da manhã, respeite seu relógio biológico na escolha da janela 8h-14h ou 08h-16h”, comentou a endocrinologista Dra. Tassiane Alvarenga.
Tassiane pontuou que independente da modalidade da dieta, o ideal é comer mais fibras e mais plantas, isto é, uma boa ingestão de plantas garante mais tipos de bactérias para o intestino e menor risco de doenças metabólicas como diabetes no futuro.
“A palavra Dieta vem do grego e quer dizer ‘modo de viver a vida’, portanto, escolha não apenas o que você prefere para emagrecer, mas sim para manter o peso perdido. Resumindo, comece como você quer continuar”, finalizou a Dra. Tassiane Alvarenga.