Evolução na corrida: como começar no esporte e alcançar seus objetivos

Especialistas explicam como montar um treino equilibrado e de superação pessoal sem ter lesões

evolução na corrida
Foto: Shutterstock

É inevitável. Quem gosta de praticar esportes já pensou, ou ainda vai pensar, em correr. A ótima notícia é que o desenvolvimento no esporte e as adaptações do corpo para a corrida costumam ser bem rápidas. Em um mês de treinos assíduos – três vezes por semana – dá para alcançar os 5 km e notar a evolução na corrida.

Os treinos para alcançar a distância nesse tempo serão por meio da transição progressiva da caminhada para o trote. Conforme você for evoluindo, o tempo de corrida aumentará, e o de caminhada diminuirá. Não adianta ficar ansioso e treinar todos os dias. O descanso é parte fundamental de qualquer treinamento físico. O que significa que você deve deixar o corpo se recuperar.

Mas, atenção: pé no freio se você está muito acima do peso ou muito sedentário. José Kawazoe Lazzoli, médico do esporte, cardiologista e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, afirma que chegar aos 5 km em um mês vale apenas para pessoas relativamente ativas ou que não estão muito acima do peso.

“Vale lembrar que a corrida gera uma sobrecarga nas articulações, já que consiste em uma sucessão de pequenos saltos. O corredor sente um impacto de três vezes mais o seu peso”, observa. Portanto, ele aconselha que você pense em alcançar a distância em até três meses se estiver muito acima do peso. Assim, terá tempo suficiente para enxugar os quilinhos a mais e não sofrerá com lesões.

Se você faz parte do grupo dos “paradões”, Ronaldo Martinelli, professor de corrida da academia Bio Ritmo, lembra que quem já fez exercício, ainda que na infância, tem um histórico de movimento e conseguirá chegar ao objetivo em 30 dias com mais facilidade. Assim, esse treinamento inicial será bem menos cansativo. “O corpo possui uma espécie de memória para o exercício. Ou seja, ainda que esteja há um tempo parado, você retornará à forma mais rápido do que aqueles que nunca se mexeram”, explica.

Por isso, para conquistar a evolução na corrida é preciso alguns cuidados com o treino, que você confere a seguir!

Aprenda como conquistar a evolução na corrida

Depois dessas dicas ficou mais fácil ir atrás de sua evolução na corrida? Então não deixe de começar a treinar e contar para a gente o que achou das dicas.

 

Texto e Pesquisa: Sara Puerta e Marina Gomes | Edição: Victor Moura/Nataly Paschoal

Uma resposta para “Evolução na corrida: como começar no esporte e alcançar seus objetivos”

Recomendadas para você