Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Treinos

Exercício físico melhora o desempenho mental, diz estudo

Mais um motivo para iniciar 2023 com novos hábitos

Exercício físico
Exercício físico - Shutterstock

Já foi dada largada para o verão 2023, estação do ano em que muitas pessoas apostam na manutenção do modo de vida saudável. Eis que surge mais um motivo para ser adepto do mundo da educação física! O motivo? Veio à tona o estudo com a tese de que o exercício físico melhora o desempenho mental.

Início e a comprovação da ajuda do exercício físico na mente

A responsabilidade desse trabalho de pesquisa é da marca “Asics” com documentário “Mind Games – The Experiment”, narrado pelo ator britânico e ativista de saúde mental Stephen Fry. O longa-metragem compartilha as jornadas de quatro jogadores, Kassa Korley, Ryoei Hirano, Ben Pridmore e Sherry Nhan, que se especializam em Xadrez, Mahjong, Memória e eSports quando competiam pelo mundo.

O período de quatro meses de atividades físicas regulares detectou que as mentes foram consideravelmente aguçadas e que ambas estiveram no nível competitivo.

Os índices internacionais dos participantes cresceram em 75%, ou seja, simplesmente estreitou a interação da mente com corpo. A função cognitiva dos jogadores elevou na média de 10%, com habilidades de resolução de problemas em 9%, memória de curto prazo aumentando em 12%, velocidade e alerta de processamento em 10%.

Outros ganhos e contribuições

Os demais resultados foram os níveis de confiança do grupo com aumento de 44% e a concentração em 33%. Inclusive, o nível de ansiedade reduziu para 43%. A pesquisa expõe que o exercício físico é eficaz para melhorar a função cerebral, aprender um idioma estrangeiro, ler diariamente e aprendizagem musical.

Brendon Stubbs é pesquisador sobre saúde mental e coordenou esse experimento. Cada envolvido cumpriu com programa de treinamento elaborado por Andrew Kastor, corredor e técnico internacional. O “script” incluiu cardio de médio impacto, treinamento de força e aumento de horário de exercício dos jogadores para 150 minutos por semana.

Outro auxílio de Stubbs foi na medição da melhora mental dos integrantes de acordo com os desempenhos em esportes da mente, testes cognitivos e questionários de bem-estar nesse ciclo de quatro meses de trabalho.

“Todos nós sabemos que o exercício é bom para nossa saúde mental e física, mas o impacto no funcionamento cognitivo foi menos explorado. Queríamos examinar os efeitos do exercício em pessoas que dependem de suas habilidades cognitivas – competidores de esportes da mente. Nossos resultados mostram melhorias significativas em seu funcionamento cognitivo, incluindo níveis de concentração e habilidades de resolução de problemas”, disse Brendon.

“O exercício estimula o crescimento celular no cérebro e aumenta rapidamente o fluxo sanguíneo para o hipocampo e o córtex pré-frontal, mecanismos que nos permitem reter melhor as memórias, processar informações e resolver problemas de maneira mais rápida. Se o exercício pode aumentar significativamente o desempenho mental de jogadores profissionais, imagine o que poderia fazer pelo resto de nós. Desde aumentar o foco ao estudar para um teste, até melhorar o estado de alerta antes de uma apresentação de trabalho, o exercício pode realmente aumentar o poder do cérebro”, complementa.

Acréscimos dos líderes da pesquisa

Além disso, Stubbs ainda descobriu que o bem-estar mental dos jogadores melhorou em 31,2%. A pontuação média era abaixo de 58 no início desse experimento e já no fim houve o “salto” para 76, avanço que denota que o impacto do exercício.

“Esses resultados são surpreendentes e falam sobre o poder do exercício. Muitos dos jogadores não conseguiam correr por mais de um minuto no início do estudo, então seus programas de treinamento tinham que ser moderados. 150 minutos por semana parece muito, mas você pode dividir isso em 5 séries de 30 minutos. Ou seja, não importa o seu nível de condicionamento físico, os benefícios mentais do exercício são acessíveis a todos”, diz Kastor.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai