Existem muitas questões que despertam dúvidas em quem treina. Uma delas são os exercícios anaeróbios e aeróbios. Afinal, qual a diferença entre os dois? Vamos explicar. O termo anaeróbio se refere ao tipo de sistema metabólico utilizado para a prática de alguma atividade física. Uma atividade anaeróbia é aquela que exige um esforço e explosão muscular mais rápida, com alta intensidade e curta duração. A musculação, por exemplo, é uma atividade anaeróbia, pois na maior parte do tempo o corpo utiliza e produz energia sem usar oxigênio.
Já o termo aeróbio se refere ao outro tipo de sistema metabólico, aquele que utiliza oxigênio com a finalidade de produzir energia para o músculo. Por esse motivo, são atividades com menos intensidade, porém mais prolongadas, como por exemplo uma corrida. Correr exige, além da força muscular, todo o sistema cardíaco-respiratório.
“Cada tipo de atividade física exige, na maioria do tempo, um tipo de sistema metabólico para a sua execução. Mas no geral, toda prática pode utilizar os dois tipos de sistemas metabólicos dos exercícios anaeróbios e aeróbios. Por exemplo, em uma partida de futebol, enquanto o jogador fica trotando pelo campo, ele está utilizando o sistema aeróbio, porém ao efetuar um chute na bola, ele recruta e utiliza o sistema metabólico anaeróbio. E em quase todas as atividades físicas funciona assim”, conta a educadora física Damaris Soares Dias, professora da academia Smart Fit.
Conheça alguns tipos de exercícios anaeróbios e aeróbios: