Quer aumentar a sua expectativa de vida? Esses exercícios podem ajudar você

Segundo uma pesquisa científica, a prática de algumas atividades ajudam as pessoas a viver mais tempo

A foto mostra um casal de idosos, uma senhora em foco na frente e um senhor desfocado ao fundo, sorrindo e praticando atividade física, ilustrando o tema do post sobre exercícios que aumentam a expectativa de vida
Foto: GettyPremium.com

Os benefícios de praticar atividades físicas são de conhecimento geral: diversas alternativas ajudam a controlar a ansiedade, reduzir o estresse, combater quadros patológicos como artrite e até prevenir o câncer. Mesmo com tantos efeitos positivos descobertos, a ciência continua a buscar mais vantagens que fugir do sedentarismo pode oferecer à saúde física e mental. Seguindo essa linha de pensamento, uma pesquisa recente apontou oito exercícios que aumentam a expectativa de vida.

A análise publicada no periódico on-line Mayo Clinic Proceedings foi realizada com base no Copenhagen City Heart Study, um estudo que visa o futuro a partir da avaliação de pessoas sobre determinado tema.

Nesse caso, foi aplicado a 8577 pessoas um questionário que levou em consideração a prática de esportes e outras atividades em momentos de lazer. A investigação acompanhou o desenvolvimento dos participantes durante 25 anos, até março de 2017, tendo começado entre os meses de outubro de 1991 e setembro de 1994.

A foto mostra um homem segurando uma raquete e uma bola de tênis, um dos exercícios que aumentam a expectativa de vida

Foto: Reprodução/Freepik

Para comparar os resultados relacionados ao aumento ou a diminuição da expectativa de vida dos voluntários em diferentes modalidades esportivas, os cientistas também avaliaram um grupo de controle que apresentava hábitos sedentários.

Em conclusão ao experimento, os especialistas definiram oito exercícios que aumentam a expectativa de vida quando praticados com regularidade:

1. Tênis: 9,7 anos;

2. Badminton, 6,2 anos;

3. Futebol, 4,7 anos;

4. Ciclismo, 3,7 anos;

5. Natação, 3,4 anos;

6. Jogging (tipo de corrida mais lenta), 3,2 anos;

7. Calistenia, 3,1 anos;

8. Atividades saudáveis praticadas em clubes, 1,5 anos.

Apesar dos resultados, os cientistas ainda não definiram uma ligação direta com as especifidades de cada esporte em relação uma maior longevidade. Entretanto, foi observado que as práticas que envolviam mais interação social também apresentaram melhores resultados no quesito pesquisado.

 

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