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Siga estes 5 passos e faça sua primeira maratona

Especialista em treinamento de corrida Nelson Evêncio, revela 5 passos para você conseguir realizar sua primeira maratona e com um resultado eficaz!

treinamentos intervalados
Foto: Reprodução/iStock
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Quando você descobre a corrida e sente os efeitos da endorfina em seu corpo – substância responsável pelo bem estar – é a hora em que você tem vontade de ir mais além no treino. Entretanto, é importante lembrar que, para atingir um bom resultado com a corrida, é essencial o acompanhamento de um profissional especializado no assunto, ainda mais se o seu objetivo for uma maratona. Correr 42 km não é para qualquer um e você pode se dar mal se tentar fazer isso de qualquer jeito. Sendo assim, conversamos com um especialista em corrida que nos revelou 5 passos fundamentais para quem quer fazer a primeira corrida de longa distância. Confira:

primeira maratona

Foto: Reprodução/iStock

Leia também: Comrades 2017: a prova na visão de quem já participou

Novidades: tudo sobre a 27ª Fitness Brasil Internacional

 

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1. Faça um check-up

Realize um check-up médico para saber se está tudo em ordem com a máquina. A realização do teste ergométrico é fundamental para saber se há alguma restrição e em que nível está o condicionamento físico.

 

2. Contrate um personal

Contrate um educador físico com especialização em treinamento de corrida para montar e revisar periodicamente seus treinos. Nada de querer treinar por conta, com alguém que não seja habilitado ou seguir treinos genéricos publicados por aí. O treino tem que considerar suas individualidades, horários, seu estágio e sua evolução.

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3. Prefira provas mais tranquilas

Escolha uma boa prova, de preferência plana e com clima bom. Já que é pra correr os 42.195 metros e que será a 1.a vez, é bom escolher uma prova com condições climáticas e de percurso favoráveis.

 

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4. Planeje-se

Tenha um planejamento de treinos e provas preparatórias com foco sempre na maratona. O corredor, principalmente de maratona tem que ser organizado, saber quando fará os treinos mais longos, quando correrá provas preparatórias e não sair correndo tudo quanto é prova que aparece por aí.

 

5.  Não descuide da preparação

Complemente seus treinos de corrida fazendo musculação ou exercícios funcionais pelo menos 2 vezes na semana. Além de melhorar a performance eles reduzirão a possibilidade de uma lesão.

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Fonte: Nelson Evêncio, educador físico e pós-Graduado em Treinamento Desportivo. Sócio-fundador e atual presidente da ATC (Associação de Treinadores de Corrida) e Titular da Nelson Evêncio Assessoria Esportiva.

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