9 fatos que provam que a esteira pode ser sua melhor amiga

Pare de fugir da esteira! Faça desse equipamento o seu mais fiel aliado

Pessoas correndo na esteira
Foto: iStock

A esteira é constantemente injustiçada. Corredores que torcem o nariz para o equipamento, podem estar perdendo uma parceirona de treinos. Seja pela praticidade seja pela ajuda que ela dá quando se está lesionado, a esteira merece uma chance.

“Os treinos não precisam ser cancelados em dias de chuva e ainda dá para correr ouvindo música sem se preocupar com o trânsito, ou até mesmo assistir  a seu programa predileto na televisão enquanto corre”, lembra Cristiano Santana, líder do grupo de corrida da Cia. Athletica, unidade Kansas, em São Paulo (SP). Para te convencer, listamos 9 fatos que vão mostrar por que ela pode ser sua melhor amiga de treino.

1. Dá para correr ao lado dos amigos sem que um atrapalhe o ritmo do outro.

Monstros S.A.; correndo na esteira

Você se preocupa só com o seu treino, mas ainda pode socializar e bater um papo com quem está do seu lado.

2. É possível se preservar para aquela prova dos sonhos. Xô, lesões!

Sam e Dean de Supernatural correndo e caindo

Imagine torcer o pé na rua e se machucar às vésperas de uma maratona? Por absorver melhor o impacto, a esteira dá um descanso para as suas articulações e ossos. Você também não corre o risco de torções, por pisar em desníveis, buracos ou pedras. Iniciantes, pessoas acima do peso ou em tratamento de lesões também têm na esteira uma grande amiga, devido ao menor impacto. “Com a esteira, reduz-se o impacto nas articulações se comparado ao asfalto ou pistas de corrida dos parques”, diz Cristiano Santana, da Cia. Athletica.

3. Dá para ouvir música no volume que quiser

Taylor Swift ouvindo musica na esteira

Afinal, por segurança, na rua muitas vezes é preciso deixar os fones de lado. Além disso, é possível tirar o atraso da sua série favorita, programa de TV ou filme.

4. Nada te impede de correr

Mulher correndo embaixo d'agua

Sol a pino, chuva torrencial, alta madrugada, não importa. Não tem desculpa para perder o treino. “Num dia de chuva forte, mesmo que você não simpatize muito com as corridas indoor, vai agradecer demais a sua esteira por lhe possibilitar cumprir o treino que seu treinador elaborou – e é certo que ele vai te cobrar”, lembra o treinador Emerson Vilela, da Mevilela Assessoria Esportiva.

Veja também: Corrida na esteira e corrida na rua: os benefícios de cada modalidade

5. Com ela, você controla a intensidade do seu treino

homem corre rapido demais e cai

“A esteira permite fazer o treino no ritmo pré-estabelecido na planilha, cumprindo certinho o pace por quilômetro”, diz o treinador Caio Vinícius de Souza, da MPR Assessoria Esportiva. Além disso, treinos que exigem velocidade constante são muito mais bem executados na esteira do que na rua. E o equipamento é uma valiosa ajuda para aqueles que costumam perder o pique e deixam o ritmo cair na segunda metade do treino.

6. Ela te ajuda a fugir do trânsito

Homem correndo na esteira, cai na cama em seguida

Você não precisa se deslocar até um parque, nem mesmo para a academia, se tiver o aparelho em casa ou no condomínio. E você passa longe da violência das grandes cidades, correndo com segurança, sem se arriscar a sofrer um acidente, atropelamento ou assalto.

7. Você mora em um lugar plano e precisa treinar subidas? Sem problemas.

Brad Pitt correndo na esteira enquanto ouve musica

A esteira permite “criar” ladeiras com variados graus de inclinação. Se, ao contrário, você mora em um lugar com topografia acidentada e só precisa fazer uma rodagem leve ou intervalados no plano, o equipamento garante isso com facilidade.

8. Você sua para valer

Pikachu suando e correndo na esteira

Não é porque você não sai do lugar que o treino será monótono ou tranquilo. Pelo contrário. A esteira permite brincar com variações de ritmo e inclinações e fazer uma corrida matadora. Prepara a toalhinha!

9. Com a esteira, você pode ter um momento só seu

Rapaz dancando na esteira

Correr em turma é ótimo, mas às vezes tudo o que se precisa é dar suas passadas sozinho, sem conversar, apenas com seus pensamentos. Correr na esteira permite que você se volte mais para si, e, assim, ela também te ajuda a prestar mais atenção ao seu movimento de corrida, passadas, batidas do coração, posicionamento de braços e postura em geral.

Texto e Pesquisa: Marina Gomes | Edição: Victor Moura

 

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