Atualmente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vem trabalhando duro para sinalizar quilômetros e mais quilômetros de ciclovias nas ruas da cidade de São Paulo, para o prazer da grande massa de ciclistas e desgosto de comerciantes e moradores. O prefeito, Fernando Haddad, e o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, vêm recebendo inúmeros elogios nas redes sociais, apesar da descrença de parte dos cidadãos, cansados das promessas não concretizadas.
Neste último sábado, dia 2, mais uma grande obra foi inaugurada. Desta vez, no Largo da Batata. Trata-se de um bicicletário com capacidade para 100 vagas, operado 24 horas e que tem particularidades únicas em nossa cidade. O usuário se cadastra, entrega a bike para um funcionário, que estaciona a magrela de forma suspensa em um modelo de suporte que a grande maioria dos ciclistas alega não ser o mais adequado. O chamado “gancho de açougue” prende a bicicleta pela roda e pode danificar raios, aro e até desalinhar a roda. Em países da Europa, esse tipo de modelo não é utilizado. Os mais recomendados são aqueles horizontais, que possibilitam prender a magrela pelo quadro ou partes diversas simultaneamente, evitando furto de rodas e peças.
O diferencial desse bicicletário é um cadeado fixo no gancho, que prenderá a roda, e o usuário fica com a chave. A gestão do bicicletário é do Itaú, que, por meio de um termo de cooperação com o município, vai fazer a manutenção e conservação do espaço durante 36 meses. O acesso é restrito a usuários e evitará furtos. No local, o ciclista também encontra bomba de ar para calibrar pneus e um suporte com chaves para o efetuar reparos rápidos em sua bicicleta.
Esse projeto já era reivindicado por cicloativistas há muito tempo. Um abaixo-assinado reuniu 22 mil nomes, que pediam bicicletário naquele local, pois ele conta com ciclovia e a estação Faria Lima (linha 4-amarela) do metrô. Ele representa um grande avanço para na mobilidade nessa região, estimulando o transporte intermodal e integrando um sistema cicloviário.
A iniciativa de se criar estruturas para os ciclistas é ótima. Existe uma urgência de proteção dos cidadãos que se locomovem em bicicleta e no estímulo ao uso da bicicleta que, junto a investimentos em transporte de massa, contribuirá na redução dos congestionamentos na cidade de São Paulo.