As lesões no joelho são muito comuns em diversos esportes. A área é bastante vulnerável e sujeita a instabilidades de movimento e precisa de cuidados para evitar esse tipo de problema. Entretanto, existe uma modalidade que é campeã em causar lesões no joelho, segundo o Instituto do Joelho HCor. O levantamento foi conduzido pela equipe do Prof. Dr. Rene Abdalla e apontou que o futebol é responsável por 55% das lesões no joelho. O estudo foi feito de janeiro a abril deste ano e contou com a participação de 600 pacientes. Já as artes marciais são a segunda causa de lesões com 16% e o basquete a terceira, com 12%. Na sequência aparecem a academia, com 8%, tênis, 5% e outros esportes como surf, skate, esqui e motocross com 4%.
“No futebol, por ser um esporte de contato e muito vigor físico, os joelhos recebem cargas excessivas que, se não estiverem reforçados pela musculatura, podem sofrer lesões severas. A alta incidência é proporcional ao número de praticantes. O futebol é o esporte mais praticado no mundo”, comenta Dr. Rene Abdalla.
As lesões estão relacionadas às entorses do joelho ou a traumas menos comuns, com grande frequência na prática esportiva. “As informações deste levantamento permitem aprimorarmos os conceitos e conclusões para aprimorarmos cada vez mais os resultados dos tratamentos e medidas de prevenção. Além disso, também estabelecer critérios para o retorno ao esporte após a recuperação, utilizando todo aparato tecnológico disponível no Instituto do Joelho”, explica Dr. Rene.
País do futebol – Não por acaso, o futebol representa mais da metade de todas as lesões apontadas no levantamento. Um recente estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre prática de esporte e atividade física, feito com jovens e adultos, revelou que no Brasil somente 38,8 milhões de pessoas praticam algum tipo de esporte, sendo 15,3 milhões (39,3%), praticantes de futebol.
A caminhada, que também é fator de risco para lesões, aparece em segundo lugar com 9,5 milhões (24,6%) de adeptos. “A maioria das lesões causadas por caminhadas passam por tratamentos conservadores, raramente temos casos cirúrgicos. Em nosso levantamento esse tipo de atividade está contemplada na versão indoor (em esteira), no item ‘academia’, que foi a quarta maior causa de lesões”, acrescenta Dr. Rene.
Uma dica de sucesso para evitar lesões é fortalecer a musculatura que dá sustentação aos joelhos. Assim, eles também serão capazes de segurar o tranco da corrida e movimentos, ajudando meniscos, tendões, entre outras estruturas, na árdua tarefa de absorver o impacto e suportar os movimentos repetitivos. Os exercícios para fortalecer os joelhos podem ser feitos nos aparelhos de musculação de sua academia ou em casa.
Exercícios para evitar lesões no joelho
- NA ACADEMIA | Faça os exercícios 3 vezes na semana, nos dias em que você não for correr | Squat inicial: em pé, posição de avanço (uma perna à frente, joelho flexionado, a outra atrás, levemente estendida). Flexione os joelhos e, ao voltar, jogue a perna de trás à frente. Ao final da série, inverta a posição de pernas e repita o exercício (Foto: Divulgação)
- Lift: em pé, pernas afastadas, joelhos semiflexionados, mãos segurando as manoplas. Simultaneamente, flexione os joelhos e puxe as manoplas (Foto: Divulgação)
- Mesa flexora: de bruços, pernas estendidas. Flexione os joelhos, aproximando os pés dos glúteos e volte à posição inicial (Foto: Divulgação)
- Cadeira extensora: sentado, coluna apoiada. Estenda as pernas e volte à posição inicial. Faça o exercício primeiro com uma perna e depois com a outra (Foto: Divulgação)
- Cadeira adutora: sentado, pernas afastadas. Feche as pernas, aproximando os joelhos, e volte à posição inicial (Foto: Divulgação)
- EM CASA | Faça entre 2 e 4 séries de cada exercício. Descanse entre 45 s e 1 min após cada série | Agachamento: em pé, pernas afastadas, joelhos semiflexionados, braços cruzados na altura do peito. Flexione os joelhos e volte à posição inicial (Foto: Divulgação)
- Avanço: em pé, pernas afastadas, joelhos semiflexionados, braços estendidos. Dê um passo à frente e volte à posição inicial. Depois inverta a passada (Foto: Divulgação)
- Extensão de joelho: sentado, coluna reta, pernas flexionadas, pés no chão. Estenda os joelhos e volte à posição inicial (Foto: Divulgação)
- Abdução: deitado de lado, perna de baixo flexionada e a de cima estendida. Eleve a perna um pouco acima da linha do quadril e volte à posição inicial (Foto: Divulgação)
Edição: Leonardo Guerino
