Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Glândula pineal: entenda sua importância ao nosso bem-estar

Mesmo sendo apenas uma pequena parte do nosso cérebro, a glândula pineal exerce um papel fundamental para uma boa noite de sono

Glândula pineal: entenda sua importância ao nosso bem-estar
Foto: Shutterstock

Uma noite de sono ruim prejudica demais nosso bem-estar ao longo de todo dia. E, infelizmente, a pandemia prejudicou muito a qualidade do sono de muita gente, por causa da ansiedade e do estresse gerado. Por isso, a glândula pineal, agente que sincroniza nosso relógio biológico com o ciclo claro-escuro, ganhou relevância.

“Na glândula pineal é encontrada a serotonina, precursora do hormônio melatonina, relacionado aos ciclos circadianos e diversas outras funções, como a reprodução. Ela produz hormônios que são liberados e transportados pela corrente sanguínea a diversos alvos no organismo. Ela fica localizada no centro do cérebro e mede de 5 a 8 mm e tem 150 mg”, explica Fabiano de Abreu Rodrigues, neurocientista e neuropsicólogo. 

Ou seja, quando não há luz, a glândula pineal produz 120 miligramas da melatonina, que induz o sono e promove um enorme ganho de saúde.

“A produção de melatonina ocorre à noite, na ausência de luz e sua quantidade secretada depende da duração dos dias e das noites. Ela influencia no crescimento e regula o sono“, emenda o especialista.

Para que ele trabalhe normalmente, é preciso manter a sincronia com esse ciclo de claro-escuro. Em outras palavras, quando viajamos para um fuso muito diferente, mudamos nossa rotina ou ficamos submetidos à muita luz durante a noite (com aparelhos eletrônicos, por exemplo), a glândula pineal irá sofrer distúrbios.

Fabiano explica o que é preciso para mantê-la funcionando sem problemas. “Dormindo de noite e não de madrugada e 8 horas por noite. Também cuidamos controlando os níveis de estresse e buscando hábitos e comportamentos que possam trazer um melhor equilíbrio mental para não causar disfunção em neurotransmissores e prejudicar em sua produção”, conclui.  

Por fim, vale reforçar que a glândula pineal também auxilia – e muito – em outras funções. Ela possui efeito hipotensor, é antioxidante, neuroprotetor, modulador do sistema imunológico e oncostático. Estudos já mostraram que até mesmo nosso apetite sexual pode ser elevado quando ela está trabalhando mais ativamente.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Bebida, quando consumida em excesso, pode provocar diversos prejuízos para o organismo

Nutrição

Trata-se de mais um suplemento “queridinho” dos atletas amadores e profissionais

Ganhar massa muscular

Descubra os verdadeiros efeitos do suplemento quando o assunto é hipertrofia

Nutrição

É mais uma orientação para que uma mulher não seja vítima de mitos nesse ciclo

Emagrecimento

Dietas mirabolantes não fazem efeito. O emagrecimento saudável vai muito além de simplesmente reduzir calorias! No processo de emagrecimento é fundamental levar algumas questões...

Nutrição

Esse mix de cereais costuma ser consumido em refeições matinais

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecimento

Estudo aponta que um sono bem ajustado é capaz de regular hormônios da fome e da saciedade

Saúde

Priorizar o tempo de descanso ajuda a ter um dia produtivo

Saúde

Essas dicas ajudam também contra a diabetes e obesidade

Saúde

Especialista citou os impactos negativos do pouco tempo de sono