Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Corrida

Haile Gebrselassie, a lenda do atletismo

A Sport Life conversou com Haile Gebrselassie, recordista etíope em curtas e longas distâncias. Conheça a história do fenômeno

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Haile Gebrselassie é pura simpatia. Franzino e veloz como um lince, o atleta etíope esteve no Brasil neste ano e conversou com a Sport Life sobre sua história, que tem corrida desde a sua infância: imagine-se uma criança e que a escola onde estuda fica a 10 km de sua casa. Sua única opção é ir a pé – e, muitas vezes, correndo – para não se atrasar para a aula, já que não existe condução por perto. Esses duros 20 km diários para estudar fizeram do pequeno Haile Gebrselassie um grandioso atleta de elite, conhecido mundialmente por suas proezas no atletismo: foram nada mais, nada menos do que 27 recordes mundiais, entre 3 000 m e 42 km. O segredo do sucesso? Segundo o próprio Haile (ou Imperador, apelido que ganhou por sua soberania no esporte), amar o que faz é o principal ingrediente para tais conquistas. Confira o bate-papo.

 

SL – Qual a sua memória mais vívida que te deu a certeza de que seria um grande atleta?

As lembranças de minha infância estão sempre em meus pensamentos. Não foi fácil, vivíamos em uma áspera realidade, mas existia amor e união. Mal sabia que tanto esforço para ir à escola me levaria às Olimpíadas e a tantos lugares inesquecíveis. Mas o que me deu a certeza de que deveria seguir por esse caminho foi quando fiz minha primeira prova. Eram 1 500 m de distância e eu deveria ter uns 15 ou 16 anos. Competi com corredores mais experientes e ganhei. Eu não tinha tênis, nem nada. Simplesmente fui e corri.

 

SL – O que a corrida representa para você?

A corrida é a minha vida, minha família e meu trabalho. Sem ela, eu não estaria aqui falando com você e com o mundo. Ela mudou a minha realidade. Mesmo não competindo mais, eu treino diariamente pois, para mim, um dia sem correr é como um dia sem comer ou sem dormir.

 

As 9 piores dietas de todos os tempos

O treino de 7 min que emagrece

 

SL – Quais recomendações você daria a alguém que está se preparando para sua primeira maratona?

A maratona não é fácil. São 42 km que você precisa estar totalmente entregue. E quando digo entregue, não é apenas o preparo do corpo ou o uso de equipamentos adequados que são importantes. É estar entregue ao momento, você precisa aproveitar o trajeto e apreciar cada paisagem. Penso que para um primeiro desafio, não é necessário se preocupar com tempo ou colocações. Sinta primeiro o que é participar de uma maratona e aproveite cada instante. Principalmente quando cruzar a linha de chegada e ver as pessoas que ama esperando por você.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Fisiculturismo

Veja como acompanhar o evento ao vivo e de maneira gratuita pela internet

Nutrição

Outra tese que serve para acabar com o medo desse macronutriente

Nutrição

Suplemento tem o objetivo de aumentar o consumo de proteínas na dieta

Emagrecimento

Lembre-se que os resultados são conquistados em um processo de longo prazo

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Saúde

É o conjunto de teses que reforça o trabalho multidisciplinar para prática segura

Saúde

O respeito com esse tempo ajuda na performance

Treinos

A disciplina é necessária tanto dentro quanto fora do esporte