Estar bem hidratado, beber bastante água… Você já está ciente da importância disso para sua rotina, principalmente para desempenhar as atividades físicas. Mas, você sabe como medir isso?
Quando não se está bem-hidratado, o corpo reage em forma de cãibras, tonturas, fadiga muscular, entre outros desconfortos durante a atividade. O ser humano é o mamífero que mais transpira, e com esse processo, além da eliminação de toxinas, perde-se água e eletrólitos essenciais para a hidratação corporal, entre outras funções para um bom desempenho durante a atividade. Para que entenda melhor a importância dos eletrólitos, eles são minerais encontrados no sangue e em outros fluidos corporais, regulam a hidratação, pH do sangue, além das funções musculares e nervosas críticas.
Como se manter hidratado durante toda a atividade?
Antes do treino: comece a beber água pelo menos 15 minutos antes de qualquer atividade.
Durante o treino: tente beber 240 mL de água a cada 20 minutos de exercício
Dica para medir o nível de hidratação da urina: observe a cor dela – quanto mais clara, melhor. Se o seu xixi está com uma cor amarela intensa, você está desidratado. Se estiver turvo, procure um médico, pode ser alguma disfunção renal.
Você está suando muito?
Veja como saber com certeza: suba na balança antes e depois do treino, e subtraia o peso de toda a água que você bebeu durante o exercício. Para cada 400 g perdido, beba 470 mL de água.
Se a diferença entre os pesos corporais antes e depois for de 2% (por exemplo, 1,5 kg para um homem de 79 kg), significa que a falta de hidratação pode haver riscos para a saúde, incluindo elevação da frequência cardíaca e da temperatura corporal. Por isso, é sempre bom fazer check-ups periódicos e conversar com seu médico sobre as reações do seu corpo ao se exercitar.
O que beber?
Água é a melhor bebida para se ingerir durante a maioria dos treinos, mas se você está suando muito a partir de 30 minutos de exercício, é possível tomar um isotônico para repor uma quantidade maior de eletrólitos. A bebida oferece potássio, sódio e outros eletrólitos para repor os minerais perdidos com a transpiração. E a concentração de carboidrato em bebidas para esportistas permite que sejam absorvidos pelo corpo até 30 % mais rápida do que a água. Outra dica é hidratar-se de forma fracionada, em pequenas quantidades. Dessa forma, os nutrientes serão absorvidos gradualmente, mantendo o organismo abastecido e hidratado em todas as etapas do treinamento.