Kombucha: conheça 6 benefícios do chá probiótico

Bebida que virou a queridinha das redes sociais tem boas vantagens para a saúde

Kombucha
Foto: Shutterstock

Não é de hoje que a kombucha virou uma das bebidas mais populares da internet, principalmente entre as pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável.  A procura por hábitos melhores, inclusive, se revela uma tendência cada vez mais evidente entre as pessoas. Principalmente no atual momento, onde o avanço da vacinação contra a Covid-19, aos poucos, devolve atividades que ficaram no passado.

As pessoas, no geral, também estão mais ativas e buscando fortalecer o organismo. E é aí que entra a kombucha, uma bebida probiótica de origem chinesa. Segundo Ju Fuscaldo, aromoterapeuta e especialista em chás, o produto é feito a partir da fermentação S.C.O.B.Y, colônia de bactérias e leveduras que proporcionam ao organismo diversos benefícios.

“A kombucha produz enzimas que auxiliam na digestão e tem vitaminas do complexo B e K, provenientes para o processo metabólico dos microrganismos. Outro ponto importante é que seu consumo regular faz com que os tecidos recebam mais oxigênio e a partir daí consigam produzir mais energia” conta a especialista.

Para facilitar o entendimento, Fuscaldo elencou os 6 principais benefícios do chá. Confira:

1 – Fortalece o sistema imunológico

“Por ser uma bebida probiótica e com ação antioxidante é um ótimo complemento para a dieta detox. Auxilia na imunidade do corpo, pois deixa o organismo menos suscetível a doenças. Além de melhora na ingestão e absorção de nutrientes que combatem a ação de radicais livres contra o envelhecimento precoce”, afirma.

2 – Kombucha é um estimulante natural

“Como possui o ferro, que é liberado durante o processo de fermentação, acaba sendo responsável por melhorar o transporte de oxigênio no sangue. Também tem uma pequena quantidade de cafeína, o que faz dela um estimulante para a produção de energia no nosso organismo”, revela Fuscaldo.

3 – Funciona como um antibiótico natural

De acordo com a especialista, a kombucha possui inúmeras “bactérias do bem” em sua composição. Fator que auxilia no combate de microrganismos mal-intencionados e responsáveis por infecções e intoxicações alimentares.

4 – Kombucha alivia inflamações

“Uma dieta rica em fermentados, como a Kombucha, contribui de forma marcante para a redução de 19 compostos inflamatórios, entre eles a interleucina-6, que tende a desencadear diabetes tipo 2 e a artrite reumatoide”, afirma Fuscaldo.

5 – Melhora as articulações

“Entre os nutrientes encontrados no produto está a glucosamina, responsável pela produção do ácido hialurônico, que previne a dor nas articulações e consegue preservar justamente a produção do colágeno”, conta.

6. Facilita a digestão

“Os micro-organismos presentes na fermentação da Kombucha ajudam na saúde intestinal, evitando incômodos, como a prisão de ventre e a diarreia. Ela produz enzimas que combatem o mal-estar digestivo”, finaliza Fuscaldo.

Fonte: Saúde em Dia

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você