Lanches saudáveis para crianças: 5 dicas simples e práticas

Uma alimentação variada e balanceada é essencial para garantir a energia e os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças

Lanches saudáveis para crianças: menina comendo feliz
Foto: Shutterstock.com

Com a volta às aulas, um dos grandes desafios dos pais é pensar em lanches saudáveis para crianças – e que ainda agradem o paladar dos pequenos! Sem contar a necessidade de refeições práticas, sem recorrer às guloseimas. Para a gerente de Nutrição do HCor (Hospital do Coração), Rosana Perim, o lanche escolar é uma refeição intermediária, que serve para dar energia à criança entre as refeições principais. “O ideal é que ele contenha uma porção de carboidratos, para fornecer energia, uma porção de lácteos, que tem proteínas, uma porção de frutas ou legumes, responsáveis pelas vitaminas, fibras e minerais, e uma bebida para hidratação”, ressalta a especialista.

Rosana ainda explica que refrigerantes, salgadinho fritos e de pacote desequilibram a balança e fornecem as chamadas calorias vazias, ou seja, não contêm os nutrientes essenciais necessários para a criança. “É importante evitar o consumo de sanduíche com frios e embutidos, pois não são aliados da saúde. Isso porque esses alimentos são processados e apresentam conservantes, corantes e uma quantidade maior de sódio”, esclarece.

Lanches saudáveis para crianças

Opção 1: Bisnaguinha de leite com geleia de morango + achocolatado +1 banana

Opção 2: 1 fatia de bolo de maçã com aveia + chá + tomatinho cereja

Opção 3: Pão integral com patê de ricota +  suco de uva + kiwi picadinho

Opção 4: Mini mussarela de búfala temperada com azeite e orégano+ cookie integral + água de coco

Opção 5: 1 potinho (pequeno) com salada de frutas + 1 pedaço de bolo cenoura + 1 iogurte

Princípios básicos

Texto e edição: Érika Alfaro | Consultoria: Rosana Perim, gerente de Nutrição do HCor (Hospital do Coração)

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você