Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Calistenia para iniciantes: emagreça utilizando apenas o seu corpo

Treinadora explica como a atividade pode ser simples, intensa e eficiente para queimar calorias

Calistenia para iniciantes
Calistenia para iniciantes / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

A calistenia para iniciantes é um método fácil, prático e eficiente para melhorar a consciência corporal e aumentar o gasto calórico. Fator fundamental, por exemplo, para o emagrecimento saudável. Afinal, para eliminar gordura sem perder massa muscular é imprescindível apostar em exercícios físicos que gastam energia e ainda trabalham o corpo inteiro.

“Os exercícios de calistenia não necessitam de halteres, anilhas, aparelhos de musculação ou academia. Neste tipo de treino, o corpo é a própria academia. Na maior parte, eles consistem em movimentos simples, como saltos, agachamentos, flexões, abdominais e, conforme o condicionamento físico aumenta, partimos para movimentos mais complexos”, explica a personal trainer, Grazi Lizania.

Calistenia para iniciantes

É possível que você associe a calistenia com atletas altamente condicionados e preparados, realizando movimentos acrobáticos e extremamente complexos. Porém, ao contrário do que alguns imaginam, a atividade é totalmente democrática e qualquer pessoa pode praticar. Claro, desde que respeite os seus próprios limites.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Por isso, com a ajuda da treinadora Grazi, separamos três exercícios básicos – e muito completos – para você começar a praticar agora mesmo. Confira a calistenia para iniciantes:

1 – Agachamento unilateral

Com as mãos juntas, na altura do umbigo, mantenha o abdômen contraído. Alinhe os pés com a largura dos ombros e dê um passo a frente, flexionando o joelho da perna que avançou até que ela forme um ângulo de 90º e o outro joelho toque o chão. Retorne para a posição inicial e repita o movimento alternando a posição das pernas.

Advertisement. Scroll to continue reading.

2 – Flexão de braço com onda

Em uma superfície plana (chão) fique na posição de quatro apoios, com joelhos e palma das mãos tocando o solo. Mantenha os braços abertos formando um ângulo e 90º com os cotovelos, como se fosse mergulhar. Faça o movimento de subir e descer dobrando e esticando o cotovelo.

3 – Abdominal canoa

Advertisement. Scroll to continue reading.

Deite-se com as costas no chão e fique com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. Deixe os pés juntos e os braços estendidos acima da cabeça. Com as mãos juntas, posicione o corpo flexionando o quadril, como se quisesse formar uma canoa com o corpo. Nesse momento, os pés e as mãos não tocam o chão. Lentamente, o corpo começa a fazer movimentos alternados de sobe e desce. Quando os pés tocam o solo, os braços e mãos sobem o máximo que puder, acompanhado do tronco.

Importante: Essa é apenas uma sugestão de exercícios de calistenia para iniciantes. Antes de começar qualquer nova atividade ou estímulo, é fundamental procurar a orientação de um profissional de educação física, para que ele consiga – além de aperfeiçoar seus movimentos – traçar a estratégia mais segura e eficiente para alcançar os objetivos.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Aplicado como preenchimento para aumentar a musculatura, óleo mineral pode ser fatal

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Condicionamento Físico

Parar de praticar exercícios físicos por um tempo pode dificultar a volta para a academia. Confira como readaptar o corpo e recuperar o ritmo

Emagrecimento

Especialista em emagrecimento revela três benefícios da perda de peso que vão além dos fatores estéticos. Ganhos podem servir de motivação