Os benefícios da prática de esportes para a saúde são muitos. Entre eles, estão o aumento do condicionamento físico, a redução do colesterol, da hipertensão e da glicose, o estímulo das atividades cognitivas e também a diminuição do estresse. No entanto, exagerar nos treinos ou se exercitar de forma incorreta pode gerar lesões.
Segundo o Dr. Marcos Cohen, médico radiologista especialista em musculoesqueleto da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), a prática de atividades físicas requer orientação de um profissional de educação física e respeito aos limites do corpo.
“Qualquer pessoa está suscetível a uma lesão ao praticar uma atividade física, como corrida, musculação, futebol e outros esportes. As causas dessas lesões geralmente estão associadas a movimentos equivocados, quedas e pancadas durante a prática esportiva. É fundamental consultar um especialista médico quando perceber algum sinal diferente no corpo, como dor”, alerta.
Diagnóstico e tratamento das lesões
Após perceber alguma alteração ou desconforto no corpo, é imprescindível procurar atendimento médico. Isso porque o diagnóstico precoce das lesões contribui para um tratamento mais assertivo.
Os exames de imagem são ferramentas-chave para identificar a gravidade da lesão e ajudar na definição do melhor tratamento. Exames como a ressonância magnética e a ultrassonografia são os mais comuns. Isso porque eles determinam, com grande precisão, a graduação e a extensão das contusões sofridas pelos pacientes.
“É a partir desse ponto que especialistas podem e solicitar novos exames ao longo do tempo. Com os exames é possível acompanhar a evolução do quadro e revisar o tratamento definido anteriormente caso o quadro clínico do paciente não esteja evoluindo conforme o esperado”, complementa o médico.
O especialista reforça: antes de iniciar uma atividade física, é importante procurar orientação de um profissional capacitado e fazer todos os exames para avaliar as condições do corpo.