Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Lombalgia vai atingir 843 milhões de pessoas até 2050, diz estudo

Saiba como prevenir a condição e manter a saúde da coluna em dia

Lombalgia vai atingir 843 milhões de pessoas
Lombalgia vai atingir 843 milhões de pessoas - Shutterstock

A dor lombar, ou lombalgia, ocorre por conta da dor que atinge as pessoas na parte inferior da lombar. Essa dor também surge devido ao esforço excessivo na coluna e há potencial suficiente para agravar a situação no mundo inteiro. O motivo é que o estudo publicado na revista The Lancet Rheumatology em junho de 2023 afirma que a lombalgia vai atingir 843 milhões de pessoas até 2050.

O motivo de tantas pessoas desenvolverem lombalgia

Detalhe que essa pesquisa cita que é a principal causa de incapacidade no mundo, o que atinge mais 600 milhões de pessoas. Além do número pode subir para 843 milhões em 2050, é o tipo de condição que varia de leve a intensa, interfere nos afazeres diários e na qualidade de vida.

Cientistas de várias universidades do mundo “coletaram” dados de aproximadamente 500 estudos ao longo de 30 anos para estimarem a carga global de lombalgia. Esses estudiosos ainda descobriram três fatores “conectados” com a dor na lombar: tabagismo, obesidade e fatores ergonômicos no local de trabalho.

Se esses temas fossem tratados, os pesquisadores alegaram que diminuiria o índice do problema para 39%. O tabagismo está associado devido ao enfraquecimento dos ossos e à danificação da coluna vertebral na visão dos especialista. A obesidade também está vinculada ao aumento da carga nas estruturas da coluna vertebral, o que predispõe as lesões e que esses motivos impactam diretamente a um estilo de vida não saudável.

“Quem sofre com a lombalgia está propenso a desenvolver uma hérnia de disco devido a fraqueza muscular ou até mesmo a sofrer acidentes. No entanto, é comum que a hérnia aconteça de maneira gradativa. Com o tempo, nossas articulações vão ‘enferrujando’, e, quem não tem costume de se movimentar, ou até mesmo pessoas que passam muito tempo sentadas ou deitadas, tendem a ficar com o movimento mais limitado, encurtando a musculatura. E essa falta de alongamento que vai provocar a lombalgia”, explica o personal trainer Caio Signoretti.

Como se prevenir da lombalgia?

“O que precisa ser feito é o fortalecimento de todas as musculaturas do corpo para gerar equilíbrio muscular. E principalmente da região central do corpo, chamado ‘core’, que é entre o quadril e os ombros. Então é preciso trabalhar os glúteos, todos os estabilizadores da coluna, incluindo a região lombar, dorsal, os ombros, o abdômen e o transverso do abdômen. Para evitar sofrer com a lombalgia ou outros tipos de desconforto muscular”, termina o personal trainer.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Emagrecimento

Trata-se de mais um tópico desmistificado pelo Sport Life para facilitar essa prática

Nutrição

A cautela com o consumo dessa iguaria nordestina ajuda na hora de perder peso

Saúde

A palavra de um especialista ajuda a evitar estratégias duvidosas

Saúde

Sugestão é eficaz para permitir retorno seguro ao esporte

Treinos

Movimentos incorretos e sobrecargas acarretam em danos nessa região do corpo

Nutrição

Opção que tira o receio de quem não se vê sem esse prato

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecimento

Trata-se de mais um tópico desmistificado pelo Sport Life para facilitar essa prática

Nutrição

A cautela com o consumo dessa iguaria nordestina ajuda na hora de perder peso

Saúde

A palavra de um especialista ajuda a evitar estratégias duvidosas

Saúde

Sugestão é eficaz para permitir retorno seguro ao esporte