Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Treinos

Hérnia de disco limita o treino de Crossfit? Entenda

O acompanhamento adequado impede consequências graves para saúde

Crossfit
Crossfit - Shutterstock

Intensidade. Esse é o substantivo que resume a prática do crossfit, ou seja, são exercícios impactantes, que bem-feitos, serão benéficos para estética e o bem-estar diário. São muitos trabalhos com cargas, que geram dúvidas principalmente para quem enfrenta alguma limitação, exemplo: pessoa com hérnia de disco pode fazer crossfit?

A resposta sobre o crossfit para quem vive com a hérnia de disco

“Sim. A hérnia de disco é uma doença articular, que deve ser identificada e adequadamente tratada. Durante a fase aguda da doença, o esforço físico deve ser evitado e repouso somente na fase inicial. Após a identificação da região vertebral acometida pela doença, devemos direcionar os exercícios inicialmente de forma leve, com ênfase em alongamento e fortalecimento isométrico sem a repetição do movimento articular”, respondeu com exclusividade para o Sport Life o ortopedista do Hospital Santa Catarina Paulista Dr. Renato Sorpreso.

Embora não exista nenhum impedimento, o ideal é que um sujeito com hérnia de disco consulte um especialista antes de ir para o “play”. É a observação que vai determinar um limite de uma pessoa nessa modalidade.

“Para tanto, é importante a avaliação do médico especialista em coluna e a prática do crossfit acompanhada de profissional habilitado, que identifica o limite do aluno e direciona uma evolução progressiva na modalidade”, reforçou o doutor Renato.

Acréscimos para os praticantes de crossfit com hérnia de disco

O início precisa da evolução gradual de uma pessoa juntamente com o direcionamento dos exercícios para buscar equilíbrio muscular e estabilização vertebral. Ainda é necessário evitar a carga sobre a coluna, repetições de flexo-extensão e rotação da região vertebral acometida na fase aguda.

Protusa, extrusa e sequestrada são os três tipos de hérnia. Protusa é a famosa por conta do seu surgimento no desequilíbrio muscular e na carga que interfere na coluna. Extrusa atinge a coluna vertebral. Já a sequestrada causa a “queda” da “parede” do disco. Sorpresso esclareceu se algum modelo citado no início deste parágrafo prejudica no crossfit.

“Não é o tipo de hérnia que dificulta, e, sim, se estamos em uma fase aguda ou se há compressão neurológica. Por isso, é importante a avaliação do especialista. A degeneração discal pode levar às hérnias assintomáticas, que com o passar do tempo tornam-se crônicas. Nesses casos, o melhor é fazermos com que os exercícios se tornem nosso tratamento e direcionando-os”, destacou o ortopedista.

Quanto tempo uma pessoa com hérnia de disco já melhora no treinamento do crossfit?

“Depende do que consideramos como melhora e de quais sintomas a hérnia está gerando. A dor pode ser controlada em alguns dias com a realização de exercícios leves e direcionados nos casos em que não há compressão neurológica. Atingido este objetivo inicial devemos ajustar os exercícios para progressivamente ganharmos alongamento e fortalecimento. Com isso, estamos nos preparando para obstáculos cada vez maiores”, concluiu o Dr. Renato Sorpreso.

Dados

O levantamento da CrossFit cita que há 1.043 boxes filiados pelo Brasil, cuja quantidade representa queda de 9%, ou seja, em novembro de 2019 existiam 1.146 boxes cadastrados.

Além disso, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou em 2018, que a hérnia de disco atinge cerca de 5,4 milhões de pessoas. Já a OMS (Organização Mundial de Saúde) acusou que oito em cada indivíduos lidam com a hérnia.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Saiba a quantidade mínima ideal para conseguir manter um padrão saudável

Nutrição

Endocrinologista explica que apostar nessas opções pode ajudar a emagrecer

Nutrição

Ainda assim, não esqueça que esse suplemento não é milagroso

Nutrição

A dieta equilibrada não deixa de ser fundamental nesta época

Nutrição

Fruto que ajuda na melhora do desempenho físico

Nutrição

Essa condição denota o "terror" do público da terceira idade

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Saiba a quantidade mínima ideal para conseguir manter um padrão saudável

Nutrição

Endocrinologista explica que apostar nessas opções pode ajudar a emagrecer

Nutrição

Ainda assim, não esqueça que esse suplemento não é milagroso

Nutrição

A dieta equilibrada não deixa de ser fundamental nesta época