Uma inflamação é o bastante para soar como alerta e ainda assim não é fácil de se identificar. Reconhecer esses sinais é extremamente válido para uma boa saúde. E nesse sentido o médico especializado em nutrologia Dr. Gustavo Feil vai explicar como descobrir os sinais de inflamações no corpo.
Veja como saber os sinais de inflamações no corpo
“Dores no corpo, imunidade enfraquecida, fadiga crônica, insônia, alterações de humor, ansiedade, depressão e ganho de peso. É fundamental estar atento aos sinais, pois eles podem indicar desequilíbrios e problemas subjacentes que precisam ser abordados. Alguns sintomas comuns incluem dores articulares, inchaço e problemas digestivos”, disse.
Na sequência, o Dr. Gustavo pontou que sentir esses sinais precocemente ajudam a tomar medidas preventivas e mudanças no estilo de vida, exemplos: dieta anti-inflamatória, prática regular de exercícios físicos e o controle do stress.
Detalhe que uma consulta com um profissional de saúde qualificado para avaliação é essencial para lidar com a inflamação de forma eficaz e promover a saúde em processo de longo prazo.
Já a obesidade por sua vez está associada a um estado crônico de inflamação de baixo grau por conta da liberação de substâncias pró-inflamatórias. “Além disso, uma dieta inadequada, o tabagismo, o estresse crônico e distúrbios do sono podem contribuir significativamente para o problema”, concluiu o especialista.
Quais são as principais estratégias de combate?
Alimentação saudável, hidratação adequada, exercício físico regular, sono de qualidade e suplementação com ômega-3 são formas eficazes, o que não ofuscam o apoio de um profissional para tratamentos personalizados.