A natação é um dos esportes mais completos que existe, podendo proporcionar inúmeras vantagens para a saúde, tanto para o corpo quanto para a mente. Por isso, conversamos com Luciana Soares Netto, professora de educação física e responsável técnica pela rede Runner Academias e separamos dez benefícios da natação para convencê-lo a incluir a prática no seu dia a dia. Confira:
1. É pra todo mundo: “A natação é indicada para todo o tipo de público. Ela costuma ser uma atividade prazerosa e, pode até ser desafiadora, caso a pessoa tenha medo d’água ou algum tipo de restrição”, afirma a profissional. (Foto: iStock.com/Getty Images)
2. Pode auxiliar no tratamento de lesões articulares: gestantes, pessoas com problemas articulares ou com sobrepeso podem – desde que com liberação médica – praticar a natação. “Por ser uma atividade que reduz a ação da gravidade sobre o praticante, a natação não causa impacto articular (desde que não atleta) e ainda pode auxiliar no tratamento de lesões”, complementa Luciana. (Foto: Shutterstock.com)
3. Tonifica o corpo: “A água, por si só, já faz uma ‘drenagem’ no nadador, auxiliando quem tem retenção de líquidos”, afirma a profissional. Além disso, com uma intensidade adequada, ela pode promover aumento de força muscular, resistência e gasto calórico. (Foto: iStock.com/Getty Images)
4. Ajuda a controlar o peso: em geral, as aulas duram de 45 a 60 minutos e queimam, em média, de 300 Kcal a 600 Kcal/hora, dependendo da intensidade da aula e do nível do praticante. (Foto: Shutterstock.com)
Foto: ShutterStock
6. Pode ajudar no tratamento de dores na coluna: caso o paciente tenha liberação médica, ele pode apostar na natação para se exercitar. “A posição horizontal durante a prática da natação propicia a lubrificação dos discos intravertebrais, auxiliando na recuperação e relaxamento dessa estrutura”. A educadora física ainda afirma que o exercício pode fortalecer a musculatura paravertebral e abdominal, co-responsáveis pela sustentação da coluna. (Foto: Shutterstock.com)
7. Mais flexibilidade: a água propicia relaxamento articular e muscular, o que já auxilia na melhora da flexibilidade. “A melhoria na técnica dos estilos também está diretamente ligada ao maior alongamento possível durante a realização do nado”, complementa Luciana. (Foto: iStock.com/Getty Images)
8. Crianças também podem! Luciana Soares afirma que não existe uma idade correta para iniciar a natação, porém, é recomendado que os bebês iniciem a prática após os 6 meses de idade, quando as principais vacinas já foram dadas e eles estão mais resistentes aos vírus e bactérias. (Foto: Shutterstock.com)
9. Sensação de bem-estar: o corpo libera adrenalina e endorfinas, principalmente em treinos mais intensos, fazendo com que o praticante do esporte sinta-se bem, pronto para relaxar e recuperar-se. (Foto: iStock.com/Getty Images)
10. Atividade completa: a natação é, realmente, uma das atividades mais completas que existe. Como vimos, ela pode melhorar a capacidade pulmonar e sua resistência aeróbica, tonificar o corpo e auxiliar no emagrecimento, amenizar sintomas de dores na lombar e de doenças respiratórias, além de trazer mais flexibilidade ao praticamente. É ideal para quem busca se movimentar, porém, sem muito impacto nas articulações. E o melhor: a atividade pode ser feita em família, já que crianças e adultos de todas as idades podem realizá-la. (Foto: Shutterstock.com)
LEIA TAMBÉM
Texto: Melissa Ladeia – Edição: Giovane Rocha
Consultoria: Luciana Soares Netto, professora de educação física (CREF: 4261-G/SP) e responsável técnico pela rede Runner Academias