Os dois profissionais fazem parte da área da saúde e oferecem orientação especializada para a uma vida saudável. Mas, afinal, qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo? Qual dos dois profissionais devo procurar para auxiliar minha alimentação? A nutricionista Carina Müller e a nutróloga Andreia Guarnieri esclarecem essas e outras questões!
Nutricionista e nutrólogo
Os nutrólogos são graduados em medicina, possuindo como especialidade médica a nutrologia. O trabalho é voltado ao tratamento, prevenção e diagnóstico de doenças relacionadas à alimentação.
Já o nutricionista tem formação em nutrição. Sua atuação também lida com o tratamento, a prevenção e o diagnóstico de distúrbios, mas o foco está nos alimentos.
Apesar de possuírem abordagens distintas, são áreas complementares que podem se unir para um tratamento completo. “O nutrólogo faz a prevenção e o diagnóstico, por vezes de patologias complexas, e não é raro que necessitem de conhecimentos de outras áreas da medicina como ortopedia, oncologia, clínica médica e cardiologia. Assim como realiza o tratamento de doenças ligadas ao comportamento alimentar, detendo a propriedade da prescrição de medicamentos”, ressalta Andreia.
Carina, por sua vez, explica que o nutricionista também realiza a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças ligadas à alimentação, porém não receita medicamentos. “Podemos prescrever suplementos e vitaminas em doses determinadas pela legislação, não ultrapassando os limites de dosagens que classifiquem estes compostos como medicamentos, pois isso passa a ser da competência do médico. Em contrapartida, a competência da prescrição dietética, ou seja, a montagem dos cardápios individualizados para cada pessoa, metabolismo ou doença é inteiramente nossa”, esclarece.
Quem procurar?
Basicamente, a diferenciação deve ser feita da seguinte maneira: se você se consultou com um médico, está com a saúde em dia e deseja orientação profissional para uma alimentação balanceada, busque um nutricionista.
Mas, se o seu caso envolver algum tipo de doença ou manifestação de sintomas, o primeiro passo é procurar um nutrólogo e, em seguida, um nutricionista.
Texto: Érika Alfaro | Edição: Leonardo Guerino/ Colaborador | Consultorias: Carina Müller, nutricionista; Andreia Guarnieri, nutróloga