Treinos

O que é o bulking na musculação? Professor explica como e quando fazer

Esse processo é aderido por quem visa o alto rendimento

Bulking na musculação - Shutterstock

Musculação é o treinamento com pesos, que conta com variações de tempo e movimentos. Essa sequência de exercícios combinada com repetições resulta no aumento de massa muscular. Porém, esse treino se renova constantemente e causa dúvidas até para os veteranos, por exemplo: o que é o bulking na musculação?

Conheça a função do bulking na musculação

“O bulking é a primeira fase do processo de hipertrofia que consiste no aumento do consumo de calorias e deve durar de quatro a seis meses para facilitar o ganho de peso e de massa muscular. Esse processo tem grande aderência entre fisiculturistas e atletas de alta performance”, disse com exclusividade para o Sport Life o educador físico e CEO da Red Fitness, Ronaldo Godoi.

Processo que denota a necessidade do acompanhamento de um nutricionista e de um profissional de educação física, que garantem que o ganho de gordura seja o mínimo possível durante esse período. Ronaldo ainda comentou sobre as escolhas que traduzem no bulking perfeito.

“Comer mais que o necessário. Fazer refeições livres com grande densidade calórica e níveis de sódio altos. Os alimentos mais adequados para o bulking não são só as proteínas como principal macronutriente, mas também carboidratos e gorduras saudáveis, o ovo”, explicou Godoi.

Bulking x cutting: qual é o melhor?

“Normalmente, essas dietas andam juntas. A primeira é para ganhar os músculos, e a segunda para defini-los. Recomenda-se o bulking para aqueles que já têm uma base muscular sólida e desejam impulsionar seus ganhos de massa magra. Por outro lado, o cutting é mais abrangente e recomendado para indivíduos que buscam diminuir o percentual de gordura corporal. É uma técnica muito utilizada por pessoas que desejam perder peso sem comprometer sua massa muscular”, detalhou o educador físico.

É possível perder a barriga com a prática do bulking?

Dá para perder a barriga desde que alie esse ganho extra com um maior volume de treinos para resistência, ou seja, vai ajudar na construção de força. Esse objetivo também pode ser estipulado por um nutricionista para entender o que é o melhor para um esportista.

“Indicar o que você deve comer antes do treino, em seus lanches e entre outras coisas. Já a meta dos exercícios, que serão os responsáveis por gerar o seu crescimento muscular, deve ser definida por um profissional de educação física assim ele irá te direcionar a ter o ganho esperado”, concluiu Ronaldo Godoi.

Você também vai gostar

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Sair da versão mobile