A corrida é conhecida como “exercício do prazer” por apresentar diversos benefícios tanto para a saúde física como mental quando praticada de forma correta e com orientação de profissionais da saúde e nesse sentido o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo vai sugerir o fortalecimento muscular para corredores para evitar dores.
A proposta do fortalecimento muscular para corredores
O fortalecimento muscular dos membros inferiores associado aos alongamentos, o que previne os desequilíbrios musculares com planejamento, que evite as sobrecargas dos joelhos, é uma boa alternativa na visão do especialista.
“Esse cuidado torna-se ainda mais importantes entre os idosos e as crianças e adolescentes, onde a prática deve ser adequada à idade. Adiciona-se aqui a importância também do uso de calçados adequados para a prática da corrida”, disse o médico.
Outro exemplo é o caso para quem convive com artrose. “Com relação mais especificamente à artrose, vai depender do grau de intensidade da doença para saber se a pessoa pode correr ou não. Aqui é fundamental a presença de um médico para esta liberação ou não para a corrida. Em todas as situações, é um pré-requisito para a prática da corrida um trabalho de fortalecimento muscular”, reiterou.
Por que causa dor no joelho na hora da corrida?
Está relacionada a diversos fatores, exemplos: tipo de pisada ou até a uma prática com postura inadequada, o que ocasiona essas dores. “Dentre as principais causas de dor no joelho ao correr podemos relacionar as lesões por uso excessivo, lesões traumáticas, técnica de corrida inadequada, desequilíbrios, fraquezas musculares, fatores externos, como calçados e pisos inadequados, problemas biomecânicos, como alterações dos quadris, joelhos e pés e intensidade ou volume de corrida inadequados”, concluiu o Dr. Marcos Cortelazo.