Saúde

Oxandrolona: vale apostar na droga que promete ganho de músculos?

Endocrinologista esclarece as principais dúvidas sobre a substância e faz alerta sobre os riscos

Vantagens e desvantagens da oxandrolona / Foto: Shutterstock

A oxandrolona é uma droga frequentemente utilizadas por pessoas que querem acelerar os resultados na academia. Como todo esteroide anabólico, ela potencializa sim o ganho de massa muscular. No entanto, os benefícios que a utilização da substância tem, apenas para fins estéticos, não superam os riscos. Dessa maneira, seu uso sem recomendação médica não é aconselhável.

Segundo a endocrinologista, Dra. Ariane Pagnoncelli, a oxandrolona é um anabolizante androgênico, extraído sinteticamente da di-hidrotestosterona (DHT), um metabólito ativo da testosterona – hormônio masculino, fundamental para o ganho de massa muscular. Durante o processo de fabricação da droga ocorre também uma modificação para que ela se torne resistente à metabolização hepática.

“Ela atua na estimulação do crescimento e maturação de tecidos não reprodutivos (atividade anabólica) e está relacionada com a função reprodutiva e caracteres sexuais secundários (atividade androgênica)”, explica a médica.

Qual a função da oxandrolona?

De acordo com a especialista, substâncias similares eram utilizadas em períodos de guerra, para auxiliar no tratamento de pessoas desnutridas, diminuir a fadiga e deixar os soldados em estado de alerta.

“Posteriormente, foram empregados em diversas condições clínicas, incluindo deficiência de testosterona, reposição hormonal, atraso puberal, doenças crônicas debilitantes e severo catabolismo muscular”, conta a Dra. Pagnocelli. A endocrinologista também elencou outros problemas que podem ser tratados com oxandrolona:

  • Osteoporose;
  • Queimaduras severas (auxiliando na cicatrização);
  • Alguns tipos de anemia, devido a estimulação da eritropoiese;
  • Endometriose;
  • Após grandes cirurgias, para inibir a perda de proteínas e auxiliar na regeneração muscular.

Efeitos colaterais

No entanto, a prescrição de oxandrolona para todas essas condições clínicas depende, exclusivamente, de avaliação médica. O uso para objetivos estéticos pode resultar em problemas sérios de saúde. Confira:

  • Hepatotoxicidade;
  • Hepatite;
  • Colestase;
  • Peliose hepática;
  • Neoplasias benignas e malignas do fígado.

“Os riscos [ do uso de oxandrolona ] para fins estéticos independem do acompanhamento médico, pois não há nem indicação e nem o aval do Conselho Federal de Medicina para o uso de esteroides androgênicos anabólicos para esta finalidade. Atualmente, esta forma de reposição não é recomendada, devido ao risco de hepatotoxicidade”, finaliza a Dra. Pagnoncelli.

Fonte: Dra. Ariane Pagnoncelli, médica especialista em endocrinologia e metabologia pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE/RJ) e membro da Doctoralia.

Você também vai gostar

Saúde

Estudo analisou os efeitos que essas substâncias causam no organismo mesmo após a descontinuação

Saúde

O uso de medicamentos sem acompanhamento médico é perigoso

Ganhar massa muscular

Professora de nutrição revela quais alimentos agem como anabolizantes naturais. Fuja dos efeitos colaterais dos esteroides

Nutrição

Veja alguns ingredientes comuns, que podem atuar no ganho de massa muscular

Sair da versão mobile