Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Como montar uma playlist adequada ao seu pace na corrida

Conheça alguns aplicativos e sites para te ajudar a escolher as músicas certas para o seu treino

Foto: iStock
[PAGE TITLE]

Como já falamos aqui, a música ajuda no seu desempenho na hora da corrida, melhora o humor, distrai da dor e da fadiga, diminui a percepção de esforço e aumenta a resistência. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você criar a sua playlist adequada ao seu pace.

corrida com musica

Foto: iStock

Ferramentas online

No beats per minute, você pode descobrir o bpm de uma música usando o site como um metrônomo. Ao escutar a música, você clica conforme a batida e ele te diz quantas batidas por minuto a música tem.

Outra ferramenta útil é o app Cruise Control, disponível apenas para iOS. Ele conta com diversas funções, divididas em alguns modos de operação. No modo “Free Run”, você apenas abre o aplicativo ao correr e ele ajusta as músicas que você ouve de acordo com seus passos. No modo “Pace”, você escolhe qual velocidade quer alcançar e ele escolhe músicas com aquele bpm, portanto, basta correr no ritmo da música para manter a velocidade.

Um site com função semelhante é o jog.fm. Basta colocar seu tempo e ele sugere inúmeras músicas com aquele bpm. Além disso, o site também conta com versões para caminhada e ciclismo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Playlists sugeridas para corrida

Esta é a playlist preferida do paulista Marcelo Bigliassi, corredor e autor do estudo How does music aid 5 km of running? (Como a música contribui para corridas de 5 km?), publicado no Journal of Strength and Conditioning Research:

  • Man On The Silver Mountain, Rainbow (83 bpm)
  • God’s Gonna Cut You Down, Johnny Cash (107 bpm)
  • Purple Haze, Jimmy Hendrix  (109 bpm)
  • Brave New World, Iron Maiden (111 bpm)
  • Flight of Icarus, Iron Maiden (130 bpm)
  • 300 Violin Orchestra, Jorge Quintero (150 bpm)
  • Dream On, Aerosmith  (80 bpm)

 

Veja também: 6 coisas que você pensou ao correr pela primeira vez

 

Advertisement. Scroll to continue reading.

O DJ Ronaldo Gasparian divulga mensalmente em seu site setlists para corridas com 1 hora de duração e 128 bpm fixos. Essa é uma delas:

  • Something New, Axwell & Ingrosso
  • Blind Heart, Cazzette feat. Terri B!
  • Love Louder,  John Martin
  • Geronimo, Sheppard
  • Divine Sorrow, Wyclef feat. Avicii
  • Push, A-Trak (feat. Andrew Wyatt)
  • Animals, Maroon 5
  • The Heart Wants What It Wants, Selena Gomez
  • Up, Olly Murs feat. Demi Lovato
  • Surrender, Cash Cash
  • Reflections, Misterwives
  • Outlines, Mike Mago & Dragonette
  • Time Of Our Lives, Pitbull (Feat Ne-Yo)

 

O professor Costas Karageorghis já preparou uma série de playlists voltadas à prática de exercícios físicos em parceria com o site Spotify. Esta, de 37 min, reúne canções cujo ritmo têm, em média, 118 bpm e cujas letras são motivacionais.

  • Everything Is Everything, Gabriel Garzon-Montano (86 bpm)
  • Figure It Out, Royal Blood (108 bpm)
  • Wrapped Up, Olly Murs ft. Travie McCoy (122 bpm)
  • Won’t Look Back, Duke Dumont (124 bpm)
  • Time Of Our Lives,  Pitbull & Ne-Yo (124 bpm)
  • The Night Is Still Young, Nicki Minaj (128 bpm)
  • I Will Never Let You Down, Rita Ora (128 bpm)
  • Break Free, Ariana Grande ft. Zedd (130 bpm)
  • All About That Bass, Meghan Trainor (134 bpm)
  • Sugah Daddy, D’Angelo & The Vanguard (93 bpm)

 

Inclusive, o Spotify tem uma sessão dedicada totalmente aos corredores, com playlists para todos os gostos, vale a pena conferir e usá-las em sua corrida.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos