As preferências alimentares mudam com as quedas de temperaturas, ou seja, aquecer o corpo fica frequente e a sensação de fome aumenta. Aí é que surge a dúvida para quem preza por uma alimentação saudável, por exemplo: é preciso comer mais em dias frios?
Veja se é preciso comer mais em dias frios
“A procura por alimentos calóricos ocorre com frequência, mas precisa de moderação. Afinal, nos dias mais frios os cuidados devem permanecer. Mantenha como base da dieta alimentos frescos e sem excesso de ultraprocessados”, respondeu a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.
Renata disse que o “x” da questão é manter a ingestão de vegetais. Dessa forma, o ideal é comer pelo menos duas porções ao dia de verduras e legumes variados.
A nutricionista também lembrou que as frutas ficam de lado no inverno, mas continuam sendo fundamentais para a saúde. Consumir de duas a três porções por dia é o recomendado para todas as idades.
“Evitar guardar na geladeira pode ser uma boa estratégia para consumi-las nos dias frios. O clima mais fresco permite que muitas delas fiquem armazenadas fora de refrigeração sem que estraguem rapidamente. Outra sugestão é consumir frutas quentes. Como maçã, pera, banana e abacaxi, que podem ser cozidas com canela ou aquecidas em micro-ondas. Elas ficam bem saborosas”, garantiu.
As sugestões de bebidas para o frio
As bebidas quentes, chás, leite, capuccinos e café ajudam a aquecer o corpo de dentro para fora e são nutritivas. “Cabe lembrar que as outras bebidas não substituem a necessidade de ingestão de água todos os dias”, encerrou Renata Guirau.