Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata

Saiba o que pode ser feito para evitar a doença por meio de escolhas certas para as refeições

prevenção ao câncer de próstata
Foto: Pixabay

A prevenção ao câncer de próstata é algo que precisa ser falado. Afinal, a doença é causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos em decorrência desse tipo de câncer.

Por isso, é preciso se cuidar e uma forma de fazer isso é por meio da escolha certa para as refeições.“A alimentação é a melhor maneira para prevenção de doenças, inclusive câncer de próstata”, diz a nutricionista da LC Restaurantes, Vanessa Caluete.

prevenção ao câncer de próstata

Foto: Getty Images

Segundo a especialista, para fazer a prevenção ao câncer de próstata é preciso evitar embutidos e frios em geral, além de alimentos defumados, enlatados e frituras. “Os alimentos, quando fritos, produzem acroleína, uma substância potencialmente carcinogênica e diretamente relacionada à incidência de câncer de próstata”, explica. Ela ainda aponta que carne vermelha em excesso e pedaços queimados, como a crosta da carne de churrasco, podem aumentar o risco da doença.

Corantes, conservantes, acidulantes e adoçantes presentes nos alimentos industrializados também podem causar a patologia. Outra recomendação de Vanessa para a prevenção ao câncer de próstata, é controlar o pesoSegundo ela, pessoas diagnosticadas tardiamente e nessa condição têm mais chances de falecer. Além disso, recomenda evitar o consumo de alimentos e bebidas em embalagem plásticas e jamais usá-las para aquecer alimentos, pois o material libera uma substância chamada Bisfenol A, que, quando consumida em excesso, pode causar anomalias hormonais e diferentes tipos de câncer.

Confira alimentos para a prevenção ao câncer de próstata: 

Tomate

Fonte de licopeno, o tomate é um alimento muito saudável para os homens. Vale ressaltar que, quando aquecido, a absorção do licopeno é melhor, pode ser consumido como molho ou suco. O ideal é que sejam consumidas de três a cinco porções (meio copo ou uma fruta média) por semana.

 Romã

Recentemente, descobriu-se que substâncias ativas no suco de romã têm impacto na adesão e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

prevenção ao câncer de próstata

Foto: Getty Images

 Goiaba Vermelha

Essa fruta é rica em licopeno, um carotenoide inibidor da proliferação de células tumorais.

 Alho e Cebola

Tanto o alho quanto a cebola possuem a capacidade de impedir o crescimento das células cancerosas.

prevenção ao câncer de próstata

Foto: Shutterstock

 Chá Verde

O chá verde auxilia na inibição do crescimento de células cancerosas. Estudos mostram que os polifenóis do chá verde podem baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata.

Segundo Vanessa, outros alimentos como mamão, pimentão, repolho, couve-flor, couve-manteiga e brócolis são aliados na saúde dos homens e devem ser consumidos de três a cinco vezes por dia.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Tema ganha relevância devido a época do Novembro Azul

Saúde

Muitos homens ainda se negam a consultar com um especialista por receio e preconceitos

Saúde

O tabu em realizar exames de prevenção e a falta de conhecimento sobre a doença tem contribuído para o surgimento de novos casos

Nutrição

Novembro Azul: confira o que pode ser feito na prevenção do câncer de próstata por meio de escolhas certeiras na alimentação