É muito desagradável sofrer com a prisão de ventre. Ir ao banheiro e sentir dores, no entanto, é algo que pode ser combatido.
Então, se você quer fazer com que seu intestino funcione bem, fique atento com a alimentação, evite o estresse e leia as 7 dicas que separamos para você.
- Rotina: A ideia é que você reserve um momento em que tenha paz e tranquilidade para ir ao banheiro. Ficando confortável e com tempo para ficar ali, aos poucos, o seu intestino vai se habituando a essa rotina.
- Prefira o iogurte: O leite prende o intestino. Mas, não se preocupe: iogurte natural é uma ótima opção para suprir suas necessidades. Você pode deixá-lo mais gostoso colocando flocos de aveia, centeio e trigo integral, se preferir.
- Não exagere nas fibras: Não coma muito farelo. Apesar de ele ser uma ótima fonte de celulose, é uma fibra insolúvel e tem um efeito laxante muito agressivo para a mucosa. Se exagerar, mais para frente ele já não fará efeito algum em seu organismo.
- Fibra solúvel: Quando precisar escolher, prefira comer fibras solúveis, que têm um papel modulador. Por ser fermentáveis, elas levam à produção de ácidos graxos de cadeia curta, essenciais para a manutenção das células do intestino.
- Corra dos laxantes: Eles são muito lesivos para a parede do intestino e viciam o funcionamento intestinal. Use apenas sob prescrição médica, e sempre em último caso.
- Hidratação: Sim, beber água também ajuda no combate da prisão de ventre. Uma boa dica é tomar um copo logo pela manhã, mas de água morna. Isso também favorece o funcionamento do intestino.
- Ameixa e pêssego: Procure incluir essas frutas na sua dieta. Uma ótima opção é comê-las logo no café da manhã. Pode ser todos os dias, alternando os alimentos. E, evite comer banana, pois ela tem o efeito contrário e acaba prendendo o intestino.