O CrossFit é conhecido por sua intensidade e exige bastante energia de quem pratica, seja iniciante ou veterano. Por isso, a alimentação pré-treino é fundamental para garantir disposição, performance e boa recuperação muscular.
Com a ajuda do nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak, destacamos quatro opções de carboidratos estratégicos para consumir antes de enfrentar a rotina pesada dentro do box.
“Essas escolhas estratégicas de carboidratos garantem uma combinação eficaz de energia imediata e duradoura, afinal, otimizam o desempenho e a recuperação para os praticantes desse exigente estilo de treinamento”, concluiu Dereck Oak.
Veja quais são esses carboidratos:
1. Banana
Além de prática e acessível, a banana é uma fruta rica em energia e em minerais importantes.
“As bananas fornecem uma rápida fonte de energia além de conter potássio, que é importante para a função muscular”, explicou Dereck.
2. Aveia
Opção bastante comum entre atletas, a aveia é uma fonte de carboidrato complexo, liberado de forma gradual no organismo.
“É uma boa escolha, pois fornece carboidratos complexos de liberação gradual, mantém os níveis de energia estáveis durante todo o treino e torna-o uma boa opção para ser consumida junto com uma fruta como a banana, por exemplo”, detalhou o profissional.
3. Batata-doce
Velha conhecida de quem treina, a batata-doce se destaca pelo aporte nutricional. Além de energia, é rica em vitaminas do complexo B e minerais como ferro, fósforo, potássio e cálcio.
“São ricas em amido e fornecem energia sustentada ao longo do exercício”, disse o especialista.
4. Frutas vermelhas
Morango, framboesa e outras frutas vermelhas são opções bem leves e antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo do estresse do treino.
“Morangos e framboesas oferecem carboidratos de baixo índice glicêmico e são ricos em antioxidantes, que contribuem para a recuperação muscular após o treino intenso do CrossFit”, comentou o especialista.
